Raoul Tonmpi
Monica Ramalho
A matemática é simples: Fernanda Gonzaga + Isadora Medella + Amora Pera + Paula Leal = vozes pra lá de convergentes. E se as Chicas arrebentam em uníssono, o mesmo se pode dizer dos solos. 'Quem vai comprar nosso barulho?' é o prêmio máximo pelos dez anos de trabalho destas jovens cantoras - incluindo os preciosos quatro anos de intervalo, que serviram para o amadurecimento individual das amigas (até então) inseparáveis. O álbum impressiona antes mesmo de chegar aos ouvidos: Transadíssima, a capa traz estampadas as fisionomias das meninas em bordado colorido, entre miçangas, botões e agulhas de fino trato, e ainda vem numa bolsinha super estilosa. Dá a idéia de que tudo foi confeccionado artesanalmente - um diferencial bacanérrimo em tempos descartáveis.
Falando das músicas, outra piscadela de cumplicidade para elas. Abrem com "Felicidade", do pai de Fernanda e Amora, o grande Gonzaguinha, emendam com duas autorais - "Você", assinada pelo grupo, e "Ter que esperar" (Paula Leal), que derrotou 2.720 bandas no Festival Aroma do Campo de Música Brasileira em maio de 2003 e abocanhou o primeiro lugar na categoria música inédita. A quarta faixa é a estrondosa "Me deixa", de Marcelo Yuka, sucesso de O Rappa, que neste álbum ressurge numa versão mais feminina, com os vocais compartilhados entre Fernanda e Isadora. "Oração", de Paula e Amora, é uma bonita canção de ninar (como diz a letra), defendida pelo soprano potente de Fernanda. Depois, as moças recauchutam "Paciência", de Lenine e Dudu Falcão. Isadora expõe sua vertente compositora em "O que não sou", aparentemente autobiográfica.
Mais dois chutes a gol do Gonzaguinha Futebol Clube ("Geraldinos e arquibaldos" e "Namorar") antes do contralto marcante de Paula rasgar os pulsos em praça pública no clássico "Espumas ao vento", de Aciolly Neto, e do quarteto se posicionar com o batidão "Rap do Silva", de MC Bob Rum. "Volte para o seu lar" (Arnaldo Antunes), "Tia Chica" (Chicas) e "Alô, liberdade" - versão de Chico Buarque para música de Sergio Bacalov e Enrique Bardotti, gravada originalmente por Bebel Gilberto em 1981 em Os saltimbancos trapalhões - são as derradeiras faixas de um álbum que... Está perdoado por levar tantos anos porque nasceu tão bonito!Contato:
e-mail: chicas@chicas.com.br
website: www.chicas.com.br
telefone: (21) 7820-303
É realmente um espetáculo!!! a versão da "me deixa" me dá um nó na garganta! são muito talentosas!
ResponderExcluirMuito bom o que vc escreveu, realmente é um diferencial nesses tempos discartáveis a banda como um todo...