quarta-feira, 14 de novembro de 2007

IMAGINE

13/11/2007


Katarina escreve na Palestina do Espetáculo: Imagine que José Paulo Bisol, ex-secretário de Segurança Pública, tivesse um irmão advogado suspeito de envolvimento num esquema de corrupção no Detran. Esquema nada modesto: em média 500 mil reais/mês por diretor do Detran. Como não bastasse, imaginem, singelos leitores, Flavio Koutzii, Chefe da Casa Civil, fosse apontado como responsável pela indicação de outro envolvido no esquema Detran. Dou um brigadeiro recém saído do forno, bem quentinho, para quem adivinhar o que estaria acontecendo no RS, agora. Quais seriam as pautas do Palavras Cruzadas dos próximos quinze – só quinze? – dias? E quais seriam as manchetes? E o Jornal Nacional e Globonews, estariam dizendo quê? E a Pholha?

A maior vitória da direita brasileira, essa turma lacaia e bocó, não é exterminar ninguém por trinta ou setenta anos. É desmoralizar a esquerda ao ponto de ela se sentir frágil e desautorizada. Não há Política sem autoridade e não há esquerda sem coluna vertebral. Clique AQUI para ler mais.



Escrito por Marco Weissheimer às 23h56
[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ ]



ALTERNATIVA AO PACOTE DE YEDA

PT, PDT, PSB e PC do B apresentaram nesta terça-feira, em entrevista coletiva, um conjunto de alternativas ao projeto de aumento de impostos encaminhado pela governadora Yeda Crusius à Assembléia Legislativa. As iniciativas defendidas pela oposição possibilitariam a entrada de cerca de R$ 2 bilhões nos cofres estaduais sem elevar a carga tributária. “As alternativas que apresentamos são absolutamente factíveis e, em conjunto, podem apresentar um resultado superior ao pretendido pelo governo com a aplicação do tarifaço. Ao invés de aumentar impostos, trabalhamos com a lógica de buscar receitas que já são do Estado”, afirmou o líder do PT, Raul Pont. Clique AQUI para ler mais.



Escrito por Marco Weissheimer às 23h23
[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ ]



CONTRA FATOS (E FOTOS), NÃO HÁ ARGUMENTOS


Maneco escreve: Na foto acima, o senhor de expressão séria que caminha bem ao lado da então candidata Yeda Crusius numa passeata pela Região Metropolitana, em outubro de 2006, na reta final da campanha, chama-se Lair Ferst. Parceiro de partido da governadora, membro do Diretório Estadual do PSDB, ocupante de altos cargos do partido na Assembléia Legislativa (foi, inclusive, Coordenador Geral da bancada do PSDB), Ferst era um dos homens-fortes do grupo de Yeda quando a deputada perseguia o cargo de governadora. Segundo relatos de jornalistas que acompanharam a campanha, uma das tarefas de Ferst era conseguir recursos para a campanha da candidata tucana junto a empresários. Sua presença ao lado da candidata hoje governadora era tão significativa que a colunista política de Zero Hora, Rosane Oliveira, chegou a cogitá-lo como futuro secretário de Estado.

Mas isso foi lá em 2006. Hoje, Ferst está preso na carceragem da Polícia Federal. Motivo: investigações iniciadas em maio o identificaram como lobista e suposto proprietário de empresas laranjas que teriam sido subcontratadas ilegalmente pela Fatec, um fundação ligada à Universidade de Santa Maria que prestava serviços superfaturados ao Departamento Estadual de Trânsito nos governos Rigotto e Yeda. Os dois presidentes do Detran, Carlos Ubiratan dos Santos (governo Rigotto) e Flávio Vaz Netto (governo Yeda) e ainda o atual diretor financeiro da CEEE, Antônio Dorneu Maciel, também foram presos. Ferst, Ubiratan, Vaz Netto e Maciel seriam os primeiros peixes graúdos de uma quadrilha que, pelo que foi apurado pela Polícia Federal até agora, já teria roubado mais de R$ 40 milhões dos cofres públicos.

Ontem, a Federal apresentou a primeira mala de dinheiro da corrupção que envolve o governo tucano do Rio Grande do Sul. Este seria o dinheiro que, conforme as investigações federais, partiria de empresas como a Pensant, cujos donos seriam laranjas de Ferst, e chegariam até os beneficiados - Maciel e Vaz Netto entre outros - em malas pretas levadas pelo contador Rubem Höer. O contador aceitou a delação premiada e confessou o transporte dos valores até o flat onde Maciel residia. Höer disse ainda que a entrega do dinheiro era feita na presença de Vaz Netto. Vendo que, a cada dia, seu governo afunda com novas denúncias e provas sobre seus parceiros de partido e governo, Yeda tenta, desesperadamente, desvincular-se deles. Os fatos, e agora as fotos, porém, dizem o contrário. Uma velha máxima afirma que “contra fatos, não há argumentos”. No caso do Detran, porém, a máxima merece ser ampliada: contra fatos e fotos, não há argumentos. Mas a tucana Yeda tem feito às vezes de avestruz e continua fingindo que nada tem a ver com o maior escândalo de corrupção da história do RS.



Escrito por Marco Weissheimer às 17h49
[ (8) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ ]



QUEBRA-CABEÇA PARA MONTAR

O dinheiro mostrado ontem pela Polícia Federal, que seria utilizado para pagamento de propina a diretores do Detran, foi encontrado na sede da empresa Pensant Consultores Ltda., de José Fernandes e seu filho Ferdinando Fernandes (segundo o site Vide Versus, seriam parceiros de um escritório de jornalismo lobista que produziu o projeto “Pacto pelo Rio Grande”, da Assembléia Legislativa, coordenado pelo ex-deputado e atual chefe da Casa Civil Luiz Fernando Zachia e pelo atual secretário de Coordenação Política e Governança Local da prefeitura de Porto Alegre, Cézar Busatto). A maleta utilizada para carregar o dinheiro foi entregue à PF pelo advogado de Rubens Höehr, um dos presos na Operação Rodin. Höehr foi secretário da Fazenda de Canoas, entre 2002 e 2004, na gestão do tucano Marcos Ronchetti. José Fernandes também atuou na Prefeitura de Canoas por meio da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), que firmou um convênio com o município em 2002.

José Fernandes foi ainda coordenador do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, um dos fundadores da Fatec e ex--presidente da extinta Caixa Econômica Estadual. Sobre a Pensant, a juíza Simone Barbizan Fortes, da 3ª Vara Federal e Juizado Especial Criminal da Subseção Judiciária de Santa Maria, afirmou: “é o principal enfoque da investigação, posto que pertence a José Antônio Fernandes, detentor de grande influência dentro da Fatec e da antiga reitoria da UFSM, em especial, dado suas relações com Roberto da Luz, e Paulo Jorge Sarkis (ex-reitor). Registra como atividade assessoria em gestão empresarial. Grande parte de seu faturamento provém da Fatec sendo que em 2005, 92% de seus rendimentos foram pagos pela referida Fundação. Entre 2002 e 2005 recebeu da FATEC quase nove milhões de reais. Peculiaridade: Trata-se de uma empresa familiar posto que além do José Fernandes, os outros quatro sócios integram o mesmo grupo familiar”.

Escrito por Marco Weissheimer às 12h21
[ (6) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ ]

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O ELOQÜENTE SILÊNCIO DE SIMON


13/11/2007

Sempre atento aos escândalos de corrupção em Brasília, o senador Pedro Simon (PMDB) não disse uma só palavra, até agora, sobre o caso Detran que envolve integrantes de seu partido e aliados históricos. O silêncio não chega a ser uma novidade. Em outras ocasiões, como no recente caso Macalão, Simon também não produziu nenhum de seus discursos eloqüentes contra a corrupção. Mas o senador do PMDB sabe que a situação é grave. Tanto é que baixou para Porto Alegre, junto com o senador Sérgio Zambiasi (PTB). Ambos passaram a participar das reuniões da coordenação política do governo Yeda Crusius (PSDB). Tentam arrumar a casa para aprovar a proposta de aumento de impostos enviada à Assembléia Legislava. Mas também trabalham para realinhar as tropas aliadas de Yeda, que debandaram para todos os lados após a ação da Polícia Federal no caso Detran.

O silêncio de Simon (e também de Zambiasi) é diretamente proporcional à gravidade do caso. A Polícia Federal apresentou ontem as primeiras provas materiais relativas à fraude no Detran: dinheiro apreendido e a maleta na qual o advogado Rubem Höher, ex-secretário da Fazenda de Canoas, transportava dinheiro para pagamento de propina a diretores do Detran, no apartamento de Antonio Dorneu Maciel (PP) (Flat Partenon, na Avenida Independência, 813). Höher aceitou a proposta de delação premiada e falou sobre como funcionava o esquema. O dinheiro era levado ao apartamento de Maciel (ex-diretor geral da Assembléia e que estava trabalhando como diretor da CEEE), onde era feita a partilha. O presidente afastado do Detran, Flavio Vaz Netto, participaria desses encontros. A PF investiga, entre outras coisas, o uso de parte desse dinheiro em campanhas eleitorais.


Escrito por Marco Weissheimer às 09h34
[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ ]

12/11/2007

SUCATEAMENTO DA BRIGADA MILITAR

Com a avalanche de denúncias envolvendo o Detran, alguns assuntos importantes não vêm merecendo a devida atenção. Um deles é o dossiê entregue pelas três entidades de classe dos servidores da Brigada Militar denunciando o sucateamento da instituição, transferências arbitrárias, baixos salários e más condições de trabalho. O dossiê, elaborado pelas associações de oficiais, de subtenentes e sargentos e de cabos e soldados, foi entregue às comissões de Direitos Humanos do Senado e da Assembléia Legislativa. Segundo o documento, as entidades dos brigadianos vêm sendo solenemente ignoradas pela governadora Yeda Crusius (PSDB), pelo secretário de Segurança, José Francisco Mallmann, e pelo comando geral da Brigada Além disso, denuncia a ocorrência de transferências arbitrárias de oficiais e perseguição a policiais, por parte do comando da BM, em função dos protestos contra a situação atual da instituição.


Escrito por Marco Weissheimer às 23h35
[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ ]


JUÍZA RETIRA LICENCIAMENTO DA FEPAM

A juíza federal substituta Clarides Rahmeier, da Vara Ambiental de Porto Alegre, transferiu hoje, por meio de liminar, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o licenciamento das atividades de silvicultura no RS em áreas acima de 1.000 hectares. Além disso, apontou diversas irregularidades na atuação do governo do Estado no licenciamento da silvicultura. Na avaliação da juíza, a Fepam tem ignorado o princípio da precaução para agilizar os licenciamentos e desrespeitado a legislação ambiental vigente. Rahmeier entendeu também que o projeto de Zoneamento Ambiental da Agricultura tem força normativa obrigatória, independentemente de futuros aperfeiçoamentos. O governo do Estado anunciou, por meio de nota oficial, que recorrerá da decisão.


Escrito por Marco Weissheimer às 23h12
[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ ]


EUGÊNIO NEVES: MAIS UMA DA SÉRIE "ONDE ESTÁ????"


Escrito por Marco Weissheimer às 22h18
[ (1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ ]


RECORDAR É VIVER

“Na minha campanha eleitoral, como tantos outros, ele ficou ali buscando ajudar, como se diz”, afirmou Yeda Crusius, hoje pela manhã, durante entrevista à rádio Gaúcha. A governadora estava se referindo a Lair Ferst, um dos presos pela Polícia Federal no escândalo do Detran. Indagada sobre o papel desempenhado por Ferst na captação de recursos para sua campanha eleitoral em 2006, Yeda desconversou e não negou que ele tenha “buscado ajudar, como se diz” na captação de verbas. A campanha de Yeda, vale lembrar, enfrentou uma séria crise financeira que provocou a saída do marqueteiro Chico Santa Rita (foto). Este chegou a pedir à população gaúcha que não votasse em Yeda, comparando sua candidatura a uma lâmpada queimada. “Fico me questionando o que seria desse Estado, que já tem problemas, se cair na mão desse pessoal”, acrescentou Santa Rita.

Conforme relato de jornalistas que acompanharam a campanha eleitoral de Yeda, Lair Ferst apresentava-se como um dos coordenadores da mesma, atuando na área de captação de recursos. Estava ali, buscando ajudar, como se diz. A governadora não informou se Ferst ajudou na superação da crise com Chico Santa Rita, que cobrava uma dívida de aproximadamente R$ 700 mil e havia entrado na Justiça também por conta de um cheque sem fundos. Na época, ao comentar o episódio Yeda afirmou: “É inusitado que o homem do marketing, que eu trouxe baratinho para fazer a campanha, a partir de um determinado momento tenha pedido um cheque e imediatamente tenha depositado este cheque. Não se faz isso em meio a uma campanha eleitoral”. A candidata tucana anunciou, então, que assumiria as rédeas da coordenação financeira de sua campanha.


Escrito por Marco Weissheimer às 20h03
[ (2) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ ]


PF MOSTRA DINHEIRO E MALETA DA PROPINA

O delegado da Polícia Federal, Ildo Gasparetto, apresentou hoje, em Porto Alegre, uma maleta utilizada para o pagamento de propina na fraude do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A maleta foi filmada por investigadores em um flat na capital, onde ocorria o pagamento da propina (que, segundo as investigações da PF, pode chegar a 500 mil reais/mês). Ela foi entregue à Polícia Federal mediante um acordo feito com o advogado de Rubem Höher, sócio da empresa Doctus, uma das terceirizadas pela Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae). Gasparetto também confirmou a apreensão de R$ 175 mil, em outra empresa envolvida na fraude. O dinheiro também foi mostrado à imprensa. A PF ampliou as investigações do caso, com o auxílio de técnicos da Receita Federal, do Ministério Público Federal e do MP Especial, que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado.
Escrito por Marco Weissheimer às 18h45
[ (0) Comente ] [ envie esta mensagem ] [ ]



UM MILITANTE MUITO PRESENTE

Em entrevista à rádio Gaúcha, Yeda Crusius (PSDB) falou sobre Lair Ferst, um dos presos na Operação Rodin: “É uma pessoa de trato extremamente afável. Não há porque negar, agora que ele está indiciado nesta questão do Detran, que a convivência com o Lair foi presente durante décadas. Ele sempre foi um militante muito presente. Um militante de defesa das coisas do partido. E ganhou muitos inimigos, inclusive. Ele não exerceu nenhuma função de coordenação. Tem amigos de 30 anos dentro do PSDB. É um homem ligado a festas, é homem da noite também. Ele estava desgostoso porque não fez nenhuma indicação e nem tem cargo no governo. É um militante. Eu conheço o Lair e não há reunião do PSDB em que não estivesse presente por mais de uma década. É um militante do PSDB como tem milhares de outros. Na minha campanha eleitoral, como tantos outros, ele ficou ali buscando ajudar”.


Escrito por Marco Weissheimer às 14h16



CLIMA DE ESTUPOR E TERROR

O site Vide Versus diz hoje que um clima de “estupor e terror domina cenário político com as investigações da Polícia Federal”. E apresenta alguns dos motivos que estariam alimentando tal clima: “Poucos dias antes de sua prisão, outro dos presos da Operação Rodin, Carlos Ubiratan dos Santos (o “Bira Vermelho” do PP gaúcho), ex-presidente do Detran (quando começaram as fraudes), realizou uma festa de primeira naipe, à qual compareceram figuras do primeiríssimo grau da política e dos negócios no Rio Grande do Sul, para a inauguração de seu fabuloso apartamento de cobertura na Avenida Dom Pedro II, em Porto Alegre, que tem uma quadra de futebol soçaite, com grama verdadeira e goleiras, no terraço. Por conta de tudo que descobriu no curso da Operação Rodin, a Polícia Federal deverá abrir no mínimo uma dezena de inquéritos concorrentes, para apurar fatos novos”. Clique AQUI para ler mais.


Escrito por Marco Weissheimer às 13h34

Por que Zurdo?

O nome do blog foi inspirado no filme Zurdo de Carlos Salcés, uma película mexicana extraordinária.


Zurdo em espanhol que dizer: esquerda, mão esquerda.
E este blog significa uma postura alternativa as oficiais, as institucionais. Aqui postaremos diversos assuntos como política, cultura, história, filosofia, humor... relacionadas a realidades sem tergiversações como é costume na mídia tradicional.
Teremos uma postura radical diante dos fatos procurando estimular o pensamento crítico. Além da opinião, elabora-se a realidade desvendando os verdadeiros interesses que estão em disputa na sociedade.

Vos abraço com todo o fervor revolucionário

Raoul José Pinto



ZZ - ESTUDAR SEMPRE

  • A Condição Pós-Moderna - DAVID HARVEY
  • A Condição Pós-Moderna - Jean-François Lyotard
  • A era do capital - HOBSBAWM, E. J
  • Antonio Gramsci – vida e obra de um comunista revolucionário
  • Apuntes Criticos A La Economia Politica - Ernesto Che Guevara
  • As armas de ontem, por Max Marambio,
  • BOLÍVIA jakaskiwa - Mariléia M. Leal Caruso e Raimundo C. Caruso
  • Cultura de Consumo e Pós-Modernismo - Mike Featherstone
  • Dissidentes ou mercenários? Objetivo: liquidar a Revolução Cubana - Hernando Calvo Ospina e Katlijn Declercq
  • Ensaios sobre consciência e emancipação - Mauro Iasi
  • Esquerdas e Esquerdismo - Da Primeira Internacional a Porto Alegre - Octavio Rodríguez Araujo
  • Fenomenologia do Espírito. Autor:. Georg Wilhelm Friedrich Hegel
  • Fidel Castro: biografia a duas vozes - Ignacio Ramonet
  • Haciendo posible lo imposible — La Izquierda en el umbral del siglo XXI - Marta Harnecker
  • Hegemonias e Emancipações no século XXI - Emir Sader Ana Esther Ceceña Jaime Caycedo Jaime Estay Berenice Ramírez Armando Bartra Raúl Ornelas José María Gómez Edgardo Lande
  • HISTÓRIA COMO HISTÓRIA DA LIBERDADE - Benedetto Croce
  • Individualismo e Cultura - Gilberto Velho
  • Lênin e a Revolução, por Jean Salem
  • O Anti-Édipo — Capitalismo e Esquizofrenia Gilles Deleuze Félix Guattari
  • O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum - Antoine Compagnon
  • O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI - Carlos Tablada
  • O MST e a Constituição. Um sujeito histórico na luta pela reforma agrária no Brasil - Delze dos Santos Laureano
  • Os 10 Dias Que Abalaram o Mundo - JOHN REED
  • Para Ler O Pato Donald - Ariel Dorfman - Armand Mattelart.
  • Pós-Modernismo - A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio - Frederic Jameson
  • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira
  • Simulacro e Poder - uma análise da mídia, de Marilena Chauí (Editora Perseu Abramo, 142 páginas)
  • Soberania e autodeterminação – a luta na ONU. Discursos históricos - Che, Allende, Arafat e Chávez
  • Um homem, um povo - Marta Harnecker

zz - Estudar Sempre/CLÁSSICOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E ECONOMIA POLÍTICA

  • A Doença Infantil do Esquerdismo no Comunismo - Lênin
  • A História me absolverá - Fidel Castro Ruz
  • A ideologia alemã - Karl Marx e Friedrich Engels
  • A República 'Comunista' Cristã dos Guaranis (1610-1768) - Clóvis Lugon
  • A Revolução antes da Revolução. As guerras camponesas na Alemanha. Revolução e contra-revolução na Alemanha - Friedrich Engels
  • A Revolução antes da Revolução. As lutas de classes na França - de 1848 a 1850. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. A Guerra Civil na França - Karl Marx
  • A Revolução Burguesa no Brasil - Florestan Fernandes
  • A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky - Lênin
  • A sagrada família - Karl Marx e Friedrich Engels
  • Antígona, de Sófocles
  • As tarefas revolucionárias da juventude - Lenin, Fidel e Frei Betto
  • As três fontes - V. I. Lenin
  • CASA-GRANDE & senzala - Gilberto Freyre
  • Crítica Eurocomunismo - Ernest Mandel
  • Dialética do Concreto - KOSIK, Karel
  • Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels
  • Do sonho às coisas - José Carlos Mariátegui
  • Ensaios Sobre a Revolução Chilena - Manuel Castells, Ruy Mauro Marini e/ou Carlos altamiro
  • Estratégia Operária e Neocapitalismo - André Gorz
  • Eurocomunismo e Estado - Santiago Carrillo
  • Fenomenologia da Percepção - MERLEAU-PONTY, Maurice
  • História do socialismo e das lutas sociais - Max Beer
  • Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
  • MANUAL DE ESTRATÉGIA SUBVERSIVA - Vo Nguyen Giap
  • MANUAL DE MARXISMO-LENINISMO - OTTO KUUSINEN
  • Manuscritos econômico filosóficos - MARX, Karl
  • Mensagem do Comitê Central à Liga dosComunistas - Karl Marx e Friedrich Engels
  • Minima Moralia - Theodor Wiesengrund Adorno
  • O Ano I da Revolução Russa - Victor Serge
  • O Caminho do Poder - Karl Kautsky
  • O Marxismo e o Estado - Norberto Bobbio e outros
  • O Que Todo Revolucionário Deve Saber Sobre a Repressão - Victo Serge
  • Orestéia, de Ésquilo
  • Os irredutíveis - Daniel Bensaïd
  • Que Fazer? - Lênin
  • Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda
  • Reforma ou Revolução - Rosa Luxemburgo
  • Revolução Mexicana - antecedentes, desenvolvimento, conseqüências - Rodolfo Bórquez Bustos, Rafael Alarcón Medina, Marco Antonio Basilio Loza
  • Revolução Russa - L. Trotsky
  • Sete ensaios de interpretação da realidade peruana - José Carlos Mariátegui/ Editora Expressão Popular
  • Sobre a Ditadura do Proletariado - Étienne Balibar
  • Sobre a evolução do conceito de campesinato - Eduardo Sevilla Guzmán e Manuel González de Molina

ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA

  • 1984 - George Orwell
  • A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
  • A Espera dos Bárbaros - J.M. Coetzee
  • A hora da estrela - Clarice Lispector
  • A Leste do Éden - John Steinbeck,
  • A Mãe, MÁXIMO GORKI
  • A Peste - Albert Camus
  • A Revolução do Bichos - George Orwell
  • Admirável Mundo Novo - ALDOUS HUXLEY
  • Ainda é Tempo de Viver - Roger Garaud
  • Aleph - Jorge Luis Borges
  • As cartas do Pe. Antônio Veira
  • As Minhas Universidades, MÁXIMO GORKI
  • Assim foi temperado o aço - Nikolai Ostrovski
  • Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
  • Contos - Jack London
  • Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski
  • Desonra, de John Maxwell Coetzee
  • Desça Moisés ( WILLIAM FAULKNER)
  • Don Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes
  • Dona flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
  • Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
  • Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
  • Fausto - JOHANN WOLFGANG GOETHE
  • Ficções - Jorge Luis Borges
  • Guerra e Paz - LEON TOLSTOI
  • Incidente em Antares, de Érico Veríssimo
  • Memórias do Cárcere - Graciliano Ramos
  • O Alienista - Machado de Assis
  • O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
  • O Contrato de Casamento, de Honoré de Balzac
  • O Estrangeiro - Albert Camus
  • O homem revoltado - Albert Camus
  • O jogo da Amarelinha – Júlio Cortazar
  • O livro de Areia – Jorge Luis Borges
  • O mercador de Veneza, de William Shakespeare
  • O mito de Sísifo, de Albert Camus
  • O Nome da Rosa - Umberto Eco
  • O Processo - Franz Kafka
  • O Príncipe de Nicolau Maquiavel
  • O Senhor das Moscas, WILLIAM GOLDING
  • O Som e a Fúria (WILLIAM FAULKNER)
  • O ULTIMO LEITOR - PIGLIA, RICARDO
  • Oliver Twist, de Charles Dickens
  • Os Invencidos, WILLIAM FAULKNER
  • Os Miseravéis - Victor Hugo
  • Os Prêmios – Júlio Cortazar
  • OS TRABALHADORES DO MAR - Vitor Hugo
  • Por Quem os Sinos Dobram - ERNEST HEMINGWAY
  • São Bernardo - Graciliano Ramos
  • Vidas secas - Graciliano Ramos
  • VINHAS DA IRA, (JOHN STEINBECK)

ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA GUERRILHEIRA

  • A Guerra de Guerrilhas - Comandante Che Guevara
  • A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde - Omar Cabezas
  • Da guerrilha ao socialismo – a Revolução Cubana - Florestan Fernandes
  • EZLN – Passos de uma rebeldia - Emilio Gennari
  • Imagens da revolução – documentos políticos das organizações clandestinas de esquerda dos anos 1961-1971; Daniel Aarão Reis Filho e Jair Ferreira de Sá
  • O Diário do Che na Bolívia
  • PODER E CONTRAPODER NA AMÉRICA LATINA Autor: FLORESTAN FERNANDES
  • Rebelde – testemunho de um combatente - Fernando Vecino Alegret

ZZ- Estudar Sempre /GEOGRAFIA EM MOVIMENTO

  • Abordagens e concepções de território - Marcos Aurélio Saquet
  • Campesinato e territórios em disputa - Eliane Tomiasi Paulino, João Edmilson Fabrini (organizadores)
  • Cidade e Campo - relações e contradições entre urbano e rural - Maria Encarnação Beltrão Sposito e Arthur Magon Whitacker (orgs)
  • Cidades Médias - produção do espaço urbano e regional - Eliseu Savério Sposito, M. Encarnação Beltrão Sposito, Oscar Sobarzo (orgs)
  • Cidades Médias: espaços em transição - Maria Encarnação Beltrão Spósito (org.)
  • Geografia Agrária - teoria e poder - Bernardo Mançano Fernandes, Marta Inez Medeiros Marques, Júlio César Suzuki (orgs.)
  • Geomorfologia - aplicações e metodologias - João Osvaldo Rodrigues Nunes e Paulo César Rocha
  • Indústria, ordenamento do território e transportes - a contribuição de André Fischer. Organizadores: Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Eliseu Savério Spósito
  • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira