sábado, 1 de agosto de 2009

PERSONA NON GRATA



O Comitê Gaúcho de Lutas Contra o Neoliberalismo vem publicamente declarar seu repúdio a presença na Universidade Federal de Pelotas – Ufpel - de Nelson Jobim. Esse é um político tradicional, fruto das oligarquias dominantes, com passagem por todos os poderes constituídos ( STF, Congresso Nacional e Governo Federal; FHC e Lula ). A última desse ministro que nada defende o Brasil foi, a pretexto de combater o narcotráfico, fechar um acordo com a Colômbia que permite a violação de nosso território por aeronaves daquele país, justo no momento em que o governo do narcotraficante Álvaro Uribe, cede quatro bases para os ianques se instalarem.

A consolidação do domínio econômico e militar da América Latina tem sido uma das principais prioridades do governo dos Estados Unidos. O crescente processo de militarização no Continente tem como objetivo assegurar o controle de recursos naturais, principalmente na região amazônica. O poderio militar dos EUA é um dos principais instrumentos de recolonização da América Latina. Esse processo no continente tem gerado o aumento das violações de direitos humanos e da repressão a movimentos sociais, o deslocamento e a migração forçada de milhões de pessoas, a destruição do meio-ambiente, a perda da soberania e da autodeterminação dos povos..

Temos que nos opor a esse tipo política, que compromete a segurança e a soberania de nosso país. Denunciarmos a mídia burguesa que sempre servil ao império e não tem dado qualquer destaque a essa militarização e desmascararmos também esse ministro que fantasiado de milico, tem seguidamente posado na mídia, como defensor da soberania do Brasil.

Fora Jobim lacaio dos ianques!

Fora com todas as bases militares ianques do continente!

Apóiam esse documento:

Coordenadora Continental Bolivariana - Capitulo Brasil Luis Carlos Prestes; Juventude Cinco de Julho; PCML Partido Comunista Marxista Leninista – Br- Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo

Entrevista CAMILO ROJO ÁLVAREZ, sobre os 5 Heróis Cubanos Presos no EUA

Cedido pelo Jornal A VERDADE - jornalista Paulo Roberto Tiecher de Jesus


CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Advogado, filho de Jesús Rojo Quintana, uma das vítimas do atentado contra o avião da empresa Cubana de Aviación, em 1976, na costa de Barbados. Ele representa o comitê dos familiares das vítimas do terrorismo em Cuba. É um dos Advogados dos cinco antiterrorristas injustamente presos em território estadunidense. Tem participado de numerosos encontros internacionais para denunciar os atos terroristas que têm sido praticados contra Cuba.

A VERDADE: Qual a atual situação jurídica dos 5 patriotas cubanos presos nos EUA?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Nesse momento estamos aguardando a decisão da Suprema Corte dos EUA, que deverá se pronunciar dia 15. Ela só aceita 2% dos casos. Daí a importância da solidariedade, das cartas, para reforçar a pressão para que a Corte aceite o caso. Além disso, se dia 15 a Corte não aceitar o caso, juridicamente não há mais o que fazer. Que restaria a fazer? A única possibilidade de que os 5 venham a ser libertados está na solidariedade.

A VERDADE: Como está a situação dos familiares, podem visitá-los?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: A punição injusta não está restrita aos 5 presos. Também suas famílias sofrem por não poder visitá-los. É o caso de Olga e Áurea, que não podem visitar seus maridos. Já se passaram onze anos sem visitas.

A VERDADE: É possível fazer uma comparação do tratamento dispensado pelos EUA a Posada Carriles e aos 5 patriotas cubanos? Ou seja, Posada é o terrorista bom e os 5 são os terroristas maus?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Terrorismo não é mau nem bom.Terrorismo é toda ação da qual resultam pessoas inocentes mortas e feridas, além de danos materiais. Hoje mesmo, 12 de junho, a Justiça estadunidense acaba de dizer que o julgamento de Posada ficará para primeiro de fevereiro de 2015, ou seja, a justificação que dá é para que os advogados de Posada se preparem melhor. É uma evidente manipulação da Justiça. É um evidente “jeitinho” da Justiça estadunidense. Não se explica, com os elementos de prova que há, com os testemunhos que há, com os documentos desclassificados da CIA que se tenha de adiar o julgamento de um homem acusado de terrorismo. Apesar de tudo, seguem adiando o julgamento. Em relação aos atentados de Havana, adiaram o julgamento para primeiro de fevereiro de 2009.

A VERDADE: Há algum pedido de indenização pela prisão injusta dos cinco cubanos presos?

CAMILO ROJO ÁVAREZ: Cuba está pedindo justiça. Não pedimos indenização, não há dinheiro no mundo que pague o que nos fizeram e nem o que nos fazem, com suas politicas injustas e desumanas.

A VERDADE: Há em Cuba algum respaldo da população a esses grupos terroristas?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Em Cuba não há apoio da população a essas pessoas. O que há é ação de governo estrangeiro incentivando tais atos.

A VERDADE: O governo dos EUA tenta evitar a ação desses grupos ou escamoteia a questão, fazendo que não sabe?

CAMILOROJOÁLVAREZ: O governo estadunidense paga a esses grupos.

A VERDADE: Os atentados serviram para maior união do povo cubano em defesa dos ideais da revolução, do socialismo, em torno do governo?

CAMILOROJO ÁLVAREZ: O povo cubano vem se fortalecendo desde 1959. Tem-se claro a necessidade de preparar o povo quanto a pressão do adversário. Se ainda lhe tiram um amigo, isso dá a medida de que semeiam em seu coração o total desprezo por nossos filhos. Hoje o povo cubano sabe que Posada Carriles, um terrorista, está livre, e os cinco cubanos, que não são terroristas, estão presos. O povo cubano se dá conta da injustiça que está cometendo o governo estadunidense, e de que democracia querem que apliquemos – a mesma que tem os EUA?

A VERDADE: Como o governo brasileiro se posiciona em relação aos cinco? Qual a ajuda política que dá para a libertação dos cinco?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: O governo brasileiro tem escrito à Suprema Corte dos EUA. O governo brasileiro nos tem ajudado, mas a ajuda poderia ser bem mais produtiva, não se atendo somente a figuras de retórica, poderia ser uma ajuda mais prática e efetiva, porém estou seguro de que Lula deseja ver os cinco cubanos livres. Estou seguro de que Lula quer a prisão dos terroristas.

A VERDADE: Como poderiam as organizações populares, como a Associação Cultural José Martí, os partidos de esquerda, apoiar mais efetivamente a luta?

CAMILOROJOÁLVAREZ: Que se dirijam a seus senadores, a seus governantes, e que esses senadores e governantes se pronunciem em nome do povo brasileiro junto ao Senado dos EUA. Isso constituiria um grande apoio. Nesse momento, não podemos perder tempo escrevendo documentos. O importante é pressionar nossos senadores, nossos deputados, nossos governantes, para que exijam dos deputados, dos senadores e do governo estadunidense a aplicação da Justiça.

A VERDADE: As agências de notícias apresentam aos cinco como terroristas, não fazendo o mesmo em relação a Posada Carriles. Como Cuba faz o contraponto?

CAMILO ROJO ÁLVAREZ: Tenho uma má experiência com jornalistas estadunidenses, pois me entrevistaram e não publicaram tudo que lhes disse. Dizem que em Cuba não há livre expressão, mas o que há com os jornalistas estadunidenses que censuraram o que lhes disse? Só nossos amigos tem rompido o silêncio midiático, como fez o presidente Chávez nas Nações Unidas, quando falou de Posada Carriles.

Por que Zurdo?

O nome do blog foi inspirado no filme Zurdo de Carlos Salcés, uma película mexicana extraordinária.


Zurdo em espanhol que dizer: esquerda, mão esquerda.
E este blog significa uma postura alternativa as oficiais, as institucionais. Aqui postaremos diversos assuntos como política, cultura, história, filosofia, humor... relacionadas a realidades sem tergiversações como é costume na mídia tradicional.
Teremos uma postura radical diante dos fatos procurando estimular o pensamento crítico. Além da opinião, elabora-se a realidade desvendando os verdadeiros interesses que estão em disputa na sociedade.

Vos abraço com todo o fervor revolucionário

Raoul José Pinto



ZZ - ESTUDAR SEMPRE

  • A Condição Pós-Moderna - DAVID HARVEY
  • A Condição Pós-Moderna - Jean-François Lyotard
  • A era do capital - HOBSBAWM, E. J
  • Antonio Gramsci – vida e obra de um comunista revolucionário
  • Apuntes Criticos A La Economia Politica - Ernesto Che Guevara
  • As armas de ontem, por Max Marambio,
  • BOLÍVIA jakaskiwa - Mariléia M. Leal Caruso e Raimundo C. Caruso
  • Cultura de Consumo e Pós-Modernismo - Mike Featherstone
  • Dissidentes ou mercenários? Objetivo: liquidar a Revolução Cubana - Hernando Calvo Ospina e Katlijn Declercq
  • Ensaios sobre consciência e emancipação - Mauro Iasi
  • Esquerdas e Esquerdismo - Da Primeira Internacional a Porto Alegre - Octavio Rodríguez Araujo
  • Fenomenologia do Espírito. Autor:. Georg Wilhelm Friedrich Hegel
  • Fidel Castro: biografia a duas vozes - Ignacio Ramonet
  • Haciendo posible lo imposible — La Izquierda en el umbral del siglo XXI - Marta Harnecker
  • Hegemonias e Emancipações no século XXI - Emir Sader Ana Esther Ceceña Jaime Caycedo Jaime Estay Berenice Ramírez Armando Bartra Raúl Ornelas José María Gómez Edgardo Lande
  • HISTÓRIA COMO HISTÓRIA DA LIBERDADE - Benedetto Croce
  • Individualismo e Cultura - Gilberto Velho
  • Lênin e a Revolução, por Jean Salem
  • O Anti-Édipo — Capitalismo e Esquizofrenia Gilles Deleuze Félix Guattari
  • O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum - Antoine Compagnon
  • O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI - Carlos Tablada
  • O MST e a Constituição. Um sujeito histórico na luta pela reforma agrária no Brasil - Delze dos Santos Laureano
  • Os 10 Dias Que Abalaram o Mundo - JOHN REED
  • Para Ler O Pato Donald - Ariel Dorfman - Armand Mattelart.
  • Pós-Modernismo - A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio - Frederic Jameson
  • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira
  • Simulacro e Poder - uma análise da mídia, de Marilena Chauí (Editora Perseu Abramo, 142 páginas)
  • Soberania e autodeterminação – a luta na ONU. Discursos históricos - Che, Allende, Arafat e Chávez
  • Um homem, um povo - Marta Harnecker

zz - Estudar Sempre/CLÁSSICOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E ECONOMIA POLÍTICA

  • A Doença Infantil do Esquerdismo no Comunismo - Lênin
  • A História me absolverá - Fidel Castro Ruz
  • A ideologia alemã - Karl Marx e Friedrich Engels
  • A República 'Comunista' Cristã dos Guaranis (1610-1768) - Clóvis Lugon
  • A Revolução antes da Revolução. As guerras camponesas na Alemanha. Revolução e contra-revolução na Alemanha - Friedrich Engels
  • A Revolução antes da Revolução. As lutas de classes na França - de 1848 a 1850. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. A Guerra Civil na França - Karl Marx
  • A Revolução Burguesa no Brasil - Florestan Fernandes
  • A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky - Lênin
  • A sagrada família - Karl Marx e Friedrich Engels
  • Antígona, de Sófocles
  • As tarefas revolucionárias da juventude - Lenin, Fidel e Frei Betto
  • As três fontes - V. I. Lenin
  • CASA-GRANDE & senzala - Gilberto Freyre
  • Crítica Eurocomunismo - Ernest Mandel
  • Dialética do Concreto - KOSIK, Karel
  • Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels
  • Do sonho às coisas - José Carlos Mariátegui
  • Ensaios Sobre a Revolução Chilena - Manuel Castells, Ruy Mauro Marini e/ou Carlos altamiro
  • Estratégia Operária e Neocapitalismo - André Gorz
  • Eurocomunismo e Estado - Santiago Carrillo
  • Fenomenologia da Percepção - MERLEAU-PONTY, Maurice
  • História do socialismo e das lutas sociais - Max Beer
  • Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
  • MANUAL DE ESTRATÉGIA SUBVERSIVA - Vo Nguyen Giap
  • MANUAL DE MARXISMO-LENINISMO - OTTO KUUSINEN
  • Manuscritos econômico filosóficos - MARX, Karl
  • Mensagem do Comitê Central à Liga dosComunistas - Karl Marx e Friedrich Engels
  • Minima Moralia - Theodor Wiesengrund Adorno
  • O Ano I da Revolução Russa - Victor Serge
  • O Caminho do Poder - Karl Kautsky
  • O Marxismo e o Estado - Norberto Bobbio e outros
  • O Que Todo Revolucionário Deve Saber Sobre a Repressão - Victo Serge
  • Orestéia, de Ésquilo
  • Os irredutíveis - Daniel Bensaïd
  • Que Fazer? - Lênin
  • Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda
  • Reforma ou Revolução - Rosa Luxemburgo
  • Revolução Mexicana - antecedentes, desenvolvimento, conseqüências - Rodolfo Bórquez Bustos, Rafael Alarcón Medina, Marco Antonio Basilio Loza
  • Revolução Russa - L. Trotsky
  • Sete ensaios de interpretação da realidade peruana - José Carlos Mariátegui/ Editora Expressão Popular
  • Sobre a Ditadura do Proletariado - Étienne Balibar
  • Sobre a evolução do conceito de campesinato - Eduardo Sevilla Guzmán e Manuel González de Molina

ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA

  • 1984 - George Orwell
  • A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
  • A Espera dos Bárbaros - J.M. Coetzee
  • A hora da estrela - Clarice Lispector
  • A Leste do Éden - John Steinbeck,
  • A Mãe, MÁXIMO GORKI
  • A Peste - Albert Camus
  • A Revolução do Bichos - George Orwell
  • Admirável Mundo Novo - ALDOUS HUXLEY
  • Ainda é Tempo de Viver - Roger Garaud
  • Aleph - Jorge Luis Borges
  • As cartas do Pe. Antônio Veira
  • As Minhas Universidades, MÁXIMO GORKI
  • Assim foi temperado o aço - Nikolai Ostrovski
  • Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
  • Contos - Jack London
  • Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski
  • Desonra, de John Maxwell Coetzee
  • Desça Moisés ( WILLIAM FAULKNER)
  • Don Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes
  • Dona flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
  • Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
  • Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
  • Fausto - JOHANN WOLFGANG GOETHE
  • Ficções - Jorge Luis Borges
  • Guerra e Paz - LEON TOLSTOI
  • Incidente em Antares, de Érico Veríssimo
  • Memórias do Cárcere - Graciliano Ramos
  • O Alienista - Machado de Assis
  • O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
  • O Contrato de Casamento, de Honoré de Balzac
  • O Estrangeiro - Albert Camus
  • O homem revoltado - Albert Camus
  • O jogo da Amarelinha – Júlio Cortazar
  • O livro de Areia – Jorge Luis Borges
  • O mercador de Veneza, de William Shakespeare
  • O mito de Sísifo, de Albert Camus
  • O Nome da Rosa - Umberto Eco
  • O Processo - Franz Kafka
  • O Príncipe de Nicolau Maquiavel
  • O Senhor das Moscas, WILLIAM GOLDING
  • O Som e a Fúria (WILLIAM FAULKNER)
  • O ULTIMO LEITOR - PIGLIA, RICARDO
  • Oliver Twist, de Charles Dickens
  • Os Invencidos, WILLIAM FAULKNER
  • Os Miseravéis - Victor Hugo
  • Os Prêmios – Júlio Cortazar
  • OS TRABALHADORES DO MAR - Vitor Hugo
  • Por Quem os Sinos Dobram - ERNEST HEMINGWAY
  • São Bernardo - Graciliano Ramos
  • Vidas secas - Graciliano Ramos
  • VINHAS DA IRA, (JOHN STEINBECK)

ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA GUERRILHEIRA

  • A Guerra de Guerrilhas - Comandante Che Guevara
  • A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde - Omar Cabezas
  • Da guerrilha ao socialismo – a Revolução Cubana - Florestan Fernandes
  • EZLN – Passos de uma rebeldia - Emilio Gennari
  • Imagens da revolução – documentos políticos das organizações clandestinas de esquerda dos anos 1961-1971; Daniel Aarão Reis Filho e Jair Ferreira de Sá
  • O Diário do Che na Bolívia
  • PODER E CONTRAPODER NA AMÉRICA LATINA Autor: FLORESTAN FERNANDES
  • Rebelde – testemunho de um combatente - Fernando Vecino Alegret

ZZ- Estudar Sempre /GEOGRAFIA EM MOVIMENTO

  • Abordagens e concepções de território - Marcos Aurélio Saquet
  • Campesinato e territórios em disputa - Eliane Tomiasi Paulino, João Edmilson Fabrini (organizadores)
  • Cidade e Campo - relações e contradições entre urbano e rural - Maria Encarnação Beltrão Sposito e Arthur Magon Whitacker (orgs)
  • Cidades Médias - produção do espaço urbano e regional - Eliseu Savério Sposito, M. Encarnação Beltrão Sposito, Oscar Sobarzo (orgs)
  • Cidades Médias: espaços em transição - Maria Encarnação Beltrão Spósito (org.)
  • Geografia Agrária - teoria e poder - Bernardo Mançano Fernandes, Marta Inez Medeiros Marques, Júlio César Suzuki (orgs.)
  • Geomorfologia - aplicações e metodologias - João Osvaldo Rodrigues Nunes e Paulo César Rocha
  • Indústria, ordenamento do território e transportes - a contribuição de André Fischer. Organizadores: Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Eliseu Savério Spósito
  • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira