Excelentíssima Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, senhora Yeda Rorato Cruzius;
Muito respeitosamente, os funcionários da PROCERGS (Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul) vêm a público se manifestar devido às impossibilidades encontradas até o momento para uma audiência com Vossa Excelência. Impossibilidades estas não de nossa parte, mas referentes às dificuldades de acesso e tratativas junto a suas assessorias para uma agenda, o que nos é compreensível.
Os técnicos da PROCERGS, que há 35 anos prestam relevantes serviços ao Estado e à população gaúcha, sentem-se na obrigação de alertar Vossa Excelência sobre os acontecimentos que estão merecendo divulgações diárias na imprensa, e que dizem respeito a suas administrações.
A PROCERGS está sendo ameaçada por suas gestões, seja por ilegalidade das ações administrativas impostas pelos gestores (ver, sobre isto, o parecer da CAGE e a análise do TCE), seja pela perda da segurança das informações dos gaúchos, com o repasse de seus serviços a terceiros da iniciativa privada.
Os trabalhadores da PROCERGS construíram em conjunto propostas que foram entregues no Palácio Piratini ao Chefe da Casa Civil, Sr. Luis Fernando Záchia, quando postulávamos lá uma audiência com Vossa Excelência. Nestas propostas destacamos projetos que ajudam a alavancar a economia de nosso Estado, como por exemplo, entre tantos, a "nota fiscal eletrônica", uma ferramenta 100% gaúcha, construída na PROCERGS e 100% eficiente no combate à sonegação de impostos, problema central de arrecadação do nosso Estado e da nação. Somos a única empresa no Brasil com capacidade técnica e estrutural para hoje processar este sistema para todo país, captando recursos para o nosso Estado – já estão disponíveis verbas em 21 estados para execução destes serviços de informática.
Há muitas outras soluções para um Estado moderno em informática e serviços públicos eletrônicos aos cidadãos gaúchos também presentes em nossa proposta.
Urge uma atenção muito especial a esta empresa, principalmente pela rotatividade em sua Presidência nestes últimos tempos, mas também pelos desafios que a PROCERGS tem a enfrentar e para os quais deve estar capacitada e bem instrumentada. Embora na PROCERGS tenhamos equipamentos de última geração em informática, os seus profissionais exercem papel fundamental e são essenciais à prestação dos serviços especializados.
Queremos concluir lançando uma nova proposta. Nós, funcionários da PROCERGS, trocamos todas as políticas e planejamentos que estão sendo realizados pelos gestores até agora indicados politicamente, sem consulta ou debate com os técnicos da casa, e que apontam para demissões, retirada e repasse de serviços da empresa para a iniciativa privada, redução do tamanho da empresa, corte de áreas de serviços e outras políticas que vão na contra-mão do crescimento da PROCERGS, por um compromisso de trabalho que resultará em crescimento da arrecadação do Estado e uma melhor prestação de serviços ao povo gaúcho. Disposição, conhecimento e capacidade não nos faltam. Nestes 35 anos vencemos inúmeros desafios propostos pelo Estado na área de informática, basta apenas olharmos na mesma direção: a do crescimento e da consolidação da PROCERGS como a maior empresa de informática pública de todo o país.
Precisamos de Direções comprometidas com a dignidade e a responsabilidade dos servidores concursados. Queremos transparência nas ações da Companhia, e que todas as irregularidades sejam apuradas e cobradas. Uma direção composta por trabalhadores da casa, que são técnicos experientes, garantiria uma administração com conhecedores do negócio e maior controle em relação à gestão. Isto significaria valorização do quadro funcional e economia nas despesas com pessoal da Companhia.
Se, ao contrário, a opção por indicação política continuar prevalecendo sobre a alternativa de uma gestão técnica, tememos que, no futuro, a empresa esteja envolvida em esquemas criados para favorecimento de grupos ou empresas do setor privado como recentemente vem sendo apurado pela Polícia Federal em outros órgãos do Estado. As ações e planejamentos da Direção da empresa continuam sendo realizados de forma pouco transparente, não permitindo o conhecimento público sobre estas ações. Nem mesmo junto aos técnicos da Companhia estas informações têm sido participadas.
Governadora, no período eleitoral ouvimos de Vossa Excelência a intenção de uma gestão inovadora, de "um novo jeito de governar", para usar as palavras da campanha. Pois é justamente coragem para inovar que estamos propondo para a PROCERGS, deixando a velha tradição de indicações políticas para trás. Ao que nos parece, a escolha é simples. Ou mantém-se funcionando o sistema de camaradagem entre políticos que levou a Direção da Companhia ao atual estado de falta de transparência e irregularidades administrativas; ou inova-se, adotando na PROCERGS uma gestão com a experiência técnica e capacitação que o seu corpo funcional possui. Há anos os trabalhadores da Companhia promovem soluções efetivas, eficazes e mais econômicas para o Estado, e constantemente merecem destaque com prêmios à inovação, à qualidade e à confiabilidade dos seus serviços em nível nacional e internacional na área de informática e prestação de serviços públicos.
Valorização dos trabalhadores da PROCERGS é valorização da empresa, é valorização do que é do Estado.
Comissão de Trabalhadores da PROCERGS e SINDPPD-RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário