São dois princípios que guiam o comportamento humano. Um representa a força do hábito ou da acomodação que faz com a pessoa se sinta contente com o mundo ao qual esta acostumada e não procura mudanças. O outro princípio é a força de eros, que faz com que a pessoa se sinta infeliz, insatisfeita e entediada no mundo ou na realidade em que vive, e a partir disso, ela é impelida procurar coisas novas, é estimulada a ir além e descobrir novos mundos e novas realidades.
É esta força de eros que leva o ser humano a pensar de um modo diferente do qual no passado pensava. É esta força que leva algumas pessoas a sonhar e imaginarem mundos novos. É esta pessoa que faz com que os poetas criem a poesia. É esta força que faz com que eu estude aquilo que eu amo. É esta força que fez com que Cristóvão Colombo encarasse o mar temido e desconhecido e chegasse até a América, este continente no qual vivemos.
Também podemos observar no mito da caverna uma idéia de Platão que é tão forte, que até hoje, aproximadamente vinte e três séculos atrás, ainda atua sobre nós. É a metáfora ou imagem do sol ou da luz como a verdade, como a idéia do bem ou como o esclarecimento. Ao mesmo tempo que ele enaltece a luz, ele despreza as trevas. E quem entre nós não prefere a luz às trevas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário