Vêm convertidos em heróis, eternamente jovens, valentes, fortes, audazes
"Te pedimos, Comandante, que nos dê a honra de receber seus restos; mais que nossos pais, são filhos deste povo que tão dignamente você representa"
Palavras de Aleida Guevara March, filha do Che, em solene cerimônia, à chegada dos restos dos guerrilheros caídos na Bolívia •
Querido Comandante:
Faz mais de trinta anos que nossos pais se despediram de nós: partiram para continuar os ideais de Bolívar, de Martí, um continente unido e independente, mas tampouco eles lograram ver o triunfo.
Estavam conscientes de que os grandes sonhos só se realizam com imensos sacrifícios. Não voltamos a ver-los.
Nessa época a maioria de nós éramos muito pequenos; agora somos homens e mulheres, e vivemos, quiçá pela primeira vez, momentos de muita dor, de intensa tristeza. Conhecemos como ocorreram os fatos e sofremos por eles.
Hoje chegam a nós seus restos, mas não chegam vencidos; vêm convertidos em heróis, eternamente jovens, valentes, fortes, audazes.
Ninguém pode tirar-nos isso; sempre estarão vivos juntos a sus filhos, em seu povo.
Eles sabiam que quando assim decidiram, poderiam regressar a Pátria e que nosso povo os receberia com amor e curaria suas feridas, e sabiam que você, senhor Comandante, seguiria sendo seu amigo, seu chefe.
Por isso é que te pedimos, Comandante, que nos dê a honra de receber seus restos; mais que nossos pais, são filhos deste povo que tão dignamente você representa.
Receba a seus soldados, a seus companheiros, que regressam à Pátria.
Nós também te entregamos nossas vidas.
Até à Vitória Sempre
Pátria ou Morte! Venceremos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário