segunda-feira, 9 de julho de 2007

Construir a ALBA a partir dos povos

, por Fernando Ramón Bossi

[*]



1) A ALBA é um projecto histórico
2) A ALBA é uma criação heróica
3) A ALBA sustenta-se nas potencialidades da América Latina e do Caribe
4) A ALBA apoia-se em valores anticapitalistas
5) A ALBA é uma construção popular
6) A ALBA é um capítulo do processo revolucionário mundial
7) A ALBA es uma forma de integração que não parte do mercantil
8) A ALBA é uma ferramenta política
9) A ALBA é o programa da revolução latino-americana caribenha
10) A ALBA é um salto estratégico para uma nova etapa

Quero agradecer aos organizadores deste acontecimento o convite e partilhar convosco algumas reflexões sobre a ALBA.

Devo dizer que é uma verdadeira honra participar nesta tribuna com dirigentes da dimensão de Jorge Ceballos, coordenador nacional do Movimento Bairros de Pé e membro do Secretariado Político do Congresso Bolivariano dos Povos, e também com o amigo Aníbal Mellano, genuíno representante das pequenas e médias empresas argentinas, homem comprometido com a causa dos povos.

Sucede normalmente, nas conferências em que o tema central é a ALBA, Alternativa Bolivariana para a América, não se falar do ALBA, mas falar-se sobre a ALCA. Disserta-se sobre a ALCA, coloca-se todos os males que contém esta proposta imperialista e conclui-se que a ALBA é o seu contrário. No máximo citam-se alguns exemplos: Petrosur, Telesur, ou o Banco do Sul. Poucas vezes se tenta explicar a proposta bolivariana de integração mas, é necessário dize-lo, não é só uma resposta à ALCA, não é só isso, pois transcende-a em todos os aspectos.

É por isso que, com a intenção de não repetir a tradicional conferência sobre a ALBA, onde não se fala da ALBA, mas da ALCA, que assumi a tarefa de esboçar 10 pontos de aproximação à proposta ALBA e ao papel dos povos na sua construção.

1) A ALBA É UM PROJECTO HISTÓRICO

Apesar de nascer como uma proposta alternativa à ALCA, a ALBA responde a uma velha e permanente confrontação entre os povos latino-americanos caribenhos e o imperialismo. Monroeísmo contra o Bolivarismo talvez seja a melhor maneira de colocar os projectos em luta. O primeiro, é o que se resume ao "América para os americanos", na realidade "América para os norte-americanos". Este, é o projecto imperialista, de dominação, saque e rapina. O segundo é a proposta de unidade dos povos latino-americanos caribenhos, a ideia do Libertador Simón Bolívar de criar uma Confederação de Repúblicas. Em síntese: uma proposta imperialista enfrentada por uma proposta de libertação. Hoje, ALCA contra ALBA.

Devemos compreender que a ALBA reconhece os seus antecedentes na melhor tradição das lutas pela independência e pela unidade.

Aí aparece-nos, então, a figura do Precursor, Francisco Miranda, com um Plano de Governo para esta região, a que ele chamava Colômbia. E encontramo-nos, sem dúvida, com a obra e o pensamento do Libertador Simón Bolívar. É necessário ler, estudar, reflectir sobre a "Carta de Jamaica", o seu discurso no congresso de Angostura, a carta a Martin de Pueyrredón, a Convocatória para o Congresso Anfictiónico do Panamá, os acordos Mosquera-Monteagudo, Mosquera-O'Higgins, Santamaria-Alaman, a correspondência com José de San Martin e tantos outros documentos que anunciam o caminho da ALBA.

E tampouco podemos esquecer-nos de Sucre, das proclamações de Hidalgo e Morelos, do general San Martin, de Artigas e da sua reforma agrária, da "Lei Gaúcha" de Guemes, do Plano de Operações de Mariano Moreno, dos escritos económicos de Belgrano, da obra do hondurenho Cecílio del Valle e da luta pela Confederação de Francisco Morazán. Em todo esse período de não mais de 20 anos, gerou-se, através do pensamento e da acção, doutrina revolucionária, programas, projectos, empreendimentos e leis conducentes à integração e à independência com justiça social. Creio que é um dos períodos mais brilhantes da nossa história.

Mas também, nessa mesma direcção, depois da derrota do projecto bolivariano, as forças populares recompuseram-se e voltaram à histórica luta. Levantam bandeiras de unidade Eloy Alfaro no Equador, Martí em Cuba, Ezequiel Zamora na Venezuela, Felipe Varela na Argentina, Ramón Emeterio Betances em Porto Rico... e tantos outros.

Também o grande patriota e revolucionário nicaraguense "O General de Homens Livres", Augusto César Sandino, escreverá o seu projecto de unidade latino-americana: "Plano para a realização do sonho supremo de Bolívar". Isto, para mencionar, apenas, alguns marcos da nossa história.

Ao procurar mais recentemente, aparecem Perón e Getúlio Vargas com o ABC; Salvador Allende e a Universidade Latino-americana; a voz de Fidel dizendo-nos que "só haverá salvação na unidade"; Francisco Caamaño desde a República Dominicana; Velasco Alvarado desde o Peru mariateguista e tupamarista; Torres e Marcelo Quiroga Santa Cruz desde a Bolívia; Omar Torrijos desde o Panamá; Carlos Fonseca desde a Nicarágua; João Goulart desde o Brasil; Gaitán desde a Colômbia; Che Guevara desde toda a Nossa América... Enfim... vozes guias que marcam um rumo para a unidade e para a segunda e definitiva independência.

É por isso que o ALBA tem antecedentes gloriosos, vem das profundezas da América insurrecta, tem raízes, fundas raízes que a convertem num projecto histórico de construção da Pátria Grande.

2) A ALBA É UMA CRIAÇÃO HERÓICA

Como bem assinalava o amauta [1] peruano José Carlos Mariátegui, a revolução nesta parte do mundo será "criação heróica, nunca cópia ou decalque". "Ou inventamos ou erramos", dizia-nos Simón Rodriguez. Vale a pena dizer que a tarefa de construir a ALBA será sem manuais ou "fórmulas mágicas".

De nada servem os exemplos da União Europeia nem, muito menos, a forma como os Estados Unidos alcançaram a sua unidade, à custa de rapina, genocídio indígena e invasões. A União Europeia também não, porque essa união estabelece-se de maneira defensiva, sob parâmetros do capitalismo e só para acumular força na sua concorrência com os Estados Unidos e o Japão. A União Europeia é uma estratégia de uma série de países no quadro da luta inter-capitalista e interimperialista. Nenhum destes são modelos de integração que possam servir aos latino-americanos caribenhos.

É por isso que os americanos do Sul terão que inventar, mergulhar na nossa história, escutar as "vozes do passado que nos iluminam o futuro", no dizer de Eduardo Galeano; implantar um modelo endógeno regional que conduza à unidade, que seja produto da nossa própria obra, para cobrir as nossas necessidades e representar os nossos interesses.

3) A ALBA SUSTENTA-SE NAS POTENCIALIDADES DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

América Latina e Caribe é uma das regiões mais ricas em recursos naturais do planeta. Aproveitar as nossas potencialidades é a chave para o desenvolvimento e bem-estar dos nossos povos.

Onde estão as nossas potencialidades e de que modo as aproveitamos hoje? Onde quer que procuremos, encontramos riquezas imensas no nosso continente. Mas também encontraremos que essas mesmas riquezas não são estruturadas pelos nossos povos. É por isso que em imensas planícies não melhoráveis para a agricultura e pasto, com uma potencialidade infinita para produzir alimentos, encontramos homens que passam fome.

Por outro lado, a nossa região é rica em energia e minerais: Petróleo, gás, carvão e energia eléctrica graças a enormes recursos hídricos. Tampouco nos falta o ferro, cobre, estanho, zinco, alumínio, ouro, prata cimento, cal. No entanto, a ausência de indústrias e o processo de desindustrialização, desencadeado pela implementação das políticas neoliberais, é outro dado da realidade.

Temos a maior reserva de água potável do planeta, um recurso que hoje é estratégico e sê-lo-á muito mais nos próximos anos. Mas apesar de toda essa imensa riqueza, mais de 30% das 500 mil crianças que nos morrem por ano, por razões que seriam facilmente evitáveis, morrem de diarreia infantil, por causa da falta de água potável.

Somos uma das regiões mais ricas em biodiversidade. Por outro lado também somos a região onde mais espécies se vão extinguindo pela acção irracional das empresas transnacionais.

Temos uma cultura de milhões de anos que foi sistematicamente negada pela cultura elitista e estrangeirada. O contributo das culturas dos povos originários, a sua relação com a natureza e a sua cosmovisão têm que ser incorporadas urgentemente pelas nossas sociedades, na luta pela melhoria da convivência humana e a vida em harmonia com o ambiente. A diversidade e a originalidade são os pilares fundamentais de uma frondosa cultura latino-americana caribenha que até hoje foi sequestrada e negada pelos próprios latino-americanos caribenhos.

Também contamos, dentro das enormes potencialidades, com uma história digna, de um povo que nunca se resignou à submissão e à vassalagem. Enquanto os europeus se jactam de ter parido um Alexandre Magno, um César, um Napoleão, nós, os latino-americanos caribenhos, podemos dizer com orgulho que esta foi terra de Libertadores, nunca de conquistadores.

Em síntese: terras férteis, rios importantes, biodiversidade, energia, minerais, uma cultura milenar e uma história heróica de luta são as riquezas principais que sustentam a construção da ALBA.

4) A ALBA APOIA-SE EM VALORES ANTICAPITALISTAS

A ALBA está assente em quatro elementos que são impensáveis dentro dos parâmetros do capitalismo:

a) A complementaridade
b) A cooperação
c) A solidariedade
d) O respeito pela soberania dos países

Exemplifiquemos com base nos acordos já alcançados:

a) Complementaridade: Aqui encontram-se, entre outros, os acordos entre a Argentina e a Venezuela. A Argentina produz alimentos que hoje a Venezuela necessita e a Venezuela tem combustíveis que para a Argentina de hoje são indispensáveis. Complementaridade na base das nossas potencialidades.

b) Cooperação: Acordos petrolíferos entre o Brasil e Venezuela. O Brasil especializa-se na exploração petrolífera "mar adentro"; a Venezuela na produção em "terra firme". Aí estabelece-se um acordo de cooperação, cada um socializa os seus conhecimentos nas áreas em está mais especializado.

c) Solidariedade: Petrocaribe. Os países caribenhos têm muito pouca riqueza em hidrocarbonetos. A Venezuela, de modo solidário – sem oferecer nada – ajuda estes países a adquirir combustíveis a preços justos.

d) Respeito pela soberania: Todos os acordos, sem excepção, se fazem no respeito pela soberania e o direito à autodeterminação de cada nação subscritora.

5) A ALBA É UMA CONSTRUÇÃO POPULAR

A ALBA é inconcebível sem a participação dos povos, que é "vital como o oxigénio para os seres humanos", disse o comandante Chávez.

Já há muitos anos atrás, o general Perón se tinha manifestado sobre este tema, colocando a importância da participação popular na tarefa da integração. Dizia o três vezes presidente dos argentinos, no mesmo sentido em que o afirma Chávez, que a presença dos povos na luta pela unidade latino-americana caribenha é essencial, "porque os indivíduos morrem, os governos passam, mas os povos ficam".

E nessa tarefa titânica é que os povos definirão o seu futuro.

6) A ALBA É UM CAPÍTULO DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO MUNDIAL

A tarefa dos povos é titânica, colossal, como consequência dos desafios que o momento presente coloca. Vejamos por exemplo:

  • Sem a participação activa dos povos é impossível, para qualquer dos nossos países, alcançar a verdadeira independência. Porque não pode haver independência sem justiça social, "de que vale a independência, Simón, se os pobres continuam a mendigar, se os índios continuam a estender a mão para pedir esmola!", escrevia Manuela Saenz ao Libertador, quando este já marchava para a tumba, derrotado pelos interesses egoístas das oligarquias nativas e o colonialismo.

  • Mas essa independência com justiça social não se alcançará se os povos não avançarem para a unidade latino-americana caribenha, porque só nessa unidade é que se consolidará a verdadeira independência e justiça social.

  • E essa unidade da Nossa América também não será suficiente se não alcançarmos uma nova ordem mundial, não capitalista, que alcance a harmonia entre as nações, a convivência pacífica entre os seres humanos e uma nova relação com o ambiente e a natureza.

  • Equivale a dizer que a tarefa dos povos é de luta permanente até alcançar um mundo com justiça, liberdade e igualdade. A ALBA, então, será um sucesso, um escalão nesta cadeia de objectivos do processo revolucionário necessário para conservar a espécie humana e enterrar qualquer forma de exploração do homem pelo homem.

    7) A ALBA É UMA FORMA DE INTEGRAÇÃO QUE NÃO PARTE DO MERCANTIL

    O que temos de fazer em primeiro lugar, na nova proposta de integração, é romper com a lógica capitalista, a lógica do lucro e da ganância, a lógica da concorrência, a lógica crematística. A ALBA deve partir da integração em primeira instância, depois do político e do social. E isto implica uma mobilização popular.

    Aí temos, a partir do social, tarefas que já se estão a cumprir e outras que deverão atacar-se com a mobilização das forças populares: campanhas de alfabetização, de vacinação, de cuidados médicos, a rede de universidades populares, de centros de artes e ofícios, a rede dos meios de comunicação alternativos, a central dos trabalhadores latino-americanos caribenhos, a central de camponeses da Nossa América, a rede de defesa dos nossos recursos naturais, enfim, uma quantidade de empreendimentos que deverão sair do meio do povo e dos governos progressistas do continente. Assim, a partir do político, devemos incentivar iniciativas como a formação da rede de Parlamentares para a Integração, constituída em S. Salvador, a iniciativa da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMNL) e o Congresso Bolivariano dos Povos; contribuir para formar uma poderosa rede de alcaides e intendentes latino-americanos caribenhos, que impulsionem mecanismos de integração a partir do poder local; o apoio e a solidariedade permanente com as forças políticas progressistas que aspiram a bons resultados nas eleições que se avizinham por todo o continente... Aí estão os compatriotas Evo Morales, Andrés Lopez Obrador e Daniel Ortega, futuros presidentes da Bolívia, México e Nicarágua, respectivamente.

    Resumindo, é cada vez mais necessário que as forças políticas e sociais da América Latina Caribenha, as forças democráticas, patrióticas, anti-imperialistas, revolucionárias se constituam num poderoso movimento popular latino-americano e do Caribe e actuem coordenas, como um verdadeiro Estado Maior da revolução na Nossa América.

    8) A ALBA É UMA FERRAMENTA POLÍTICA

    A ALBA deve ser uma ferramenta política para a libertação. Agora, como toda a ferramenta, deverá ser eficiente e flexível face às circunstâncias. Porque digo isto? Porque creio que a ALBA deverá também actuar como barreira de contenção perante as novas tácticas que o imperialismo utilizará para nos dominar. Por exemplo: Face à derrota imperial de impor o ALCA com uma mãozada, aparecem os "alquinhas", os Tratados de Livre Comércio (TLC), como um caminho indirecto para chegar à ALCA.

    O governo estadunidense pretende aproveitar a maior debilidade que temos, nós os latino-americanos caribenhos: a desunião. Então aplicam a fórmula, inteligentemente diria eu, de derrotar-nos um a um.

    Mas a essa nova iniciativa colonialista, que é a proposta de vinte e picos alquinhas ou TLCs, que somados paririam a ALCA, nós, os povos da Nossa América, com os governos progressistas e as organizações populares, teremos que impor-lhes 100 "albitas", 1.000 "albitas", 10.000 "albitas". Cada um destes acordos que se realizem com o espírito da ALBA serão sólidos tijolos na construção da Confederação de Repúblicas Latino-americanas Caribenhas. Essa é a tarefa de hoje das forças populares pela integração.

    9) A ALBA É O PROGRAMA DA REVOLUÇÃO LATINO-AMERICANA CARIBENHA

    Os povos da Nossa América passaram a uma nova etapa. Devemos dar o salto da etapa de protesto (sem deixá-la de lado, naturalmente), para a etapa das propostas. A resistência é necessária, mas já chegou a hora de passar à ofensiva.

    Por isso o Programa ALBA deve ser construído com os povos e deve ser divulgado entre os povos. Três etapas próprias de toda a luta revolucionária devem ser trabalhadas também na construção da ALBA:

    a) Educar, convencer sobre a necessidade da ALBA.
    b) Propagandear e difundir entre as massas populares a "boa nova" da ALBA.
    c) Organizar e mobilizar em torno da construção concreta da integração dos povos.

    Como muito bem dizia o chanceler venezuelano Alí Rodríguez, "é necessário que os povos sintam os benefícios da integração". Essa é a tarefa das forças populares, fazer chegar os benefícios através das campanhas e missões sociais.

    Recomendo a leitura do folheto "Construindo o ALBA a partir dos povos" , um verdadeiro programa revolucionário de integração, que surgiu das propostas das organizações populares latino-americanas reunidas numa infinidade de acontecimentos e através de vários anos de luta e esforços. Esse material não é um material acabado, antes se enriquece diariamente através de novas experiências, contribuições, estudos e empreendimentos levando a cabo os diferentes artífices da integração.

    10) A ALBA É UM SALTO ESTRATÉGICO PARA UMA NOVA ETAPA

    A ALBA já está instalada, gostem ou não gostem os imperialistas e as oligarquias. De nós depende que avance mais ou menos aceleradamente. A ALBA conta com um dispositivo fundamental na hora do combate:

    a) Conta com um líder decidido e que já deu mostras suficientes de convicção e coragem: o comandante Hugo Chávez.
    b) Conta com um Estado Maior de qualidade, que são os dirigentes das organizações populares da América Latina e Caribe.
    c) E conta com um exército de milhões de soldados: o povo latino-americano caribenho, disposto a construir, em paz, a Grande Pátria dos Libertadores.

    É por isso que a alternativa hoje já não é "vencer ou morrer"; a alternativa hoje é muito mais exigente, ainda de maior responsabilidade. Como dizia o patriota venezuelano José Félix Ribas: "é necessário vencer".

    Muito obrigado.

    [1] Sábio entre os antigos povos do Peru.

    [*] Secretário da Organização do Congresso Bolivariano dos Povos. Intervenção no Fórum da III Cimeira dos Povos, Mar del Plata, 03/Novembro/2005.

    O original encontra-se em www.alternativabolivariana.org/
    Tradução de José Paulo Gascão.


    Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .
  • 23/Nov/05

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Por que Zurdo?

    O nome do blog foi inspirado no filme Zurdo de Carlos Salcés, uma película mexicana extraordinária.


    Zurdo em espanhol que dizer: esquerda, mão esquerda.
    E este blog significa uma postura alternativa as oficiais, as institucionais. Aqui postaremos diversos assuntos como política, cultura, história, filosofia, humor... relacionadas a realidades sem tergiversações como é costume na mídia tradicional.
    Teremos uma postura radical diante dos fatos procurando estimular o pensamento crítico. Além da opinião, elabora-se a realidade desvendando os verdadeiros interesses que estão em disputa na sociedade.

    Vos abraço com todo o fervor revolucionário

    Raoul José Pinto



    ZZ - ESTUDAR SEMPRE

    • A Condição Pós-Moderna - DAVID HARVEY
    • A Condição Pós-Moderna - Jean-François Lyotard
    • A era do capital - HOBSBAWM, E. J
    • Antonio Gramsci – vida e obra de um comunista revolucionário
    • Apuntes Criticos A La Economia Politica - Ernesto Che Guevara
    • As armas de ontem, por Max Marambio,
    • BOLÍVIA jakaskiwa - Mariléia M. Leal Caruso e Raimundo C. Caruso
    • Cultura de Consumo e Pós-Modernismo - Mike Featherstone
    • Dissidentes ou mercenários? Objetivo: liquidar a Revolução Cubana - Hernando Calvo Ospina e Katlijn Declercq
    • Ensaios sobre consciência e emancipação - Mauro Iasi
    • Esquerdas e Esquerdismo - Da Primeira Internacional a Porto Alegre - Octavio Rodríguez Araujo
    • Fenomenologia do Espírito. Autor:. Georg Wilhelm Friedrich Hegel
    • Fidel Castro: biografia a duas vozes - Ignacio Ramonet
    • Haciendo posible lo imposible — La Izquierda en el umbral del siglo XXI - Marta Harnecker
    • Hegemonias e Emancipações no século XXI - Emir Sader Ana Esther Ceceña Jaime Caycedo Jaime Estay Berenice Ramírez Armando Bartra Raúl Ornelas José María Gómez Edgardo Lande
    • HISTÓRIA COMO HISTÓRIA DA LIBERDADE - Benedetto Croce
    • Individualismo e Cultura - Gilberto Velho
    • Lênin e a Revolução, por Jean Salem
    • O Anti-Édipo — Capitalismo e Esquizofrenia Gilles Deleuze Félix Guattari
    • O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum - Antoine Compagnon
    • O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI - Carlos Tablada
    • O MST e a Constituição. Um sujeito histórico na luta pela reforma agrária no Brasil - Delze dos Santos Laureano
    • Os 10 Dias Que Abalaram o Mundo - JOHN REED
    • Para Ler O Pato Donald - Ariel Dorfman - Armand Mattelart.
    • Pós-Modernismo - A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio - Frederic Jameson
    • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira
    • Simulacro e Poder - uma análise da mídia, de Marilena Chauí (Editora Perseu Abramo, 142 páginas)
    • Soberania e autodeterminação – a luta na ONU. Discursos históricos - Che, Allende, Arafat e Chávez
    • Um homem, um povo - Marta Harnecker

    zz - Estudar Sempre/CLÁSSICOS DA HISTÓRIA, FILOSOFIA E ECONOMIA POLÍTICA

    • A Doença Infantil do Esquerdismo no Comunismo - Lênin
    • A História me absolverá - Fidel Castro Ruz
    • A ideologia alemã - Karl Marx e Friedrich Engels
    • A República 'Comunista' Cristã dos Guaranis (1610-1768) - Clóvis Lugon
    • A Revolução antes da Revolução. As guerras camponesas na Alemanha. Revolução e contra-revolução na Alemanha - Friedrich Engels
    • A Revolução antes da Revolução. As lutas de classes na França - de 1848 a 1850. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. A Guerra Civil na França - Karl Marx
    • A Revolução Burguesa no Brasil - Florestan Fernandes
    • A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky - Lênin
    • A sagrada família - Karl Marx e Friedrich Engels
    • Antígona, de Sófocles
    • As tarefas revolucionárias da juventude - Lenin, Fidel e Frei Betto
    • As três fontes - V. I. Lenin
    • CASA-GRANDE & senzala - Gilberto Freyre
    • Crítica Eurocomunismo - Ernest Mandel
    • Dialética do Concreto - KOSIK, Karel
    • Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels
    • Do sonho às coisas - José Carlos Mariátegui
    • Ensaios Sobre a Revolução Chilena - Manuel Castells, Ruy Mauro Marini e/ou Carlos altamiro
    • Estratégia Operária e Neocapitalismo - André Gorz
    • Eurocomunismo e Estado - Santiago Carrillo
    • Fenomenologia da Percepção - MERLEAU-PONTY, Maurice
    • História do socialismo e das lutas sociais - Max Beer
    • Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels
    • MANUAL DE ESTRATÉGIA SUBVERSIVA - Vo Nguyen Giap
    • MANUAL DE MARXISMO-LENINISMO - OTTO KUUSINEN
    • Manuscritos econômico filosóficos - MARX, Karl
    • Mensagem do Comitê Central à Liga dosComunistas - Karl Marx e Friedrich Engels
    • Minima Moralia - Theodor Wiesengrund Adorno
    • O Ano I da Revolução Russa - Victor Serge
    • O Caminho do Poder - Karl Kautsky
    • O Marxismo e o Estado - Norberto Bobbio e outros
    • O Que Todo Revolucionário Deve Saber Sobre a Repressão - Victo Serge
    • Orestéia, de Ésquilo
    • Os irredutíveis - Daniel Bensaïd
    • Que Fazer? - Lênin
    • Raízes do Brasil - Sérgio Buarque de Holanda
    • Reforma ou Revolução - Rosa Luxemburgo
    • Revolução Mexicana - antecedentes, desenvolvimento, conseqüências - Rodolfo Bórquez Bustos, Rafael Alarcón Medina, Marco Antonio Basilio Loza
    • Revolução Russa - L. Trotsky
    • Sete ensaios de interpretação da realidade peruana - José Carlos Mariátegui/ Editora Expressão Popular
    • Sobre a Ditadura do Proletariado - Étienne Balibar
    • Sobre a evolução do conceito de campesinato - Eduardo Sevilla Guzmán e Manuel González de Molina

    ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA

    • 1984 - George Orwell
    • A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
    • A Espera dos Bárbaros - J.M. Coetzee
    • A hora da estrela - Clarice Lispector
    • A Leste do Éden - John Steinbeck,
    • A Mãe, MÁXIMO GORKI
    • A Peste - Albert Camus
    • A Revolução do Bichos - George Orwell
    • Admirável Mundo Novo - ALDOUS HUXLEY
    • Ainda é Tempo de Viver - Roger Garaud
    • Aleph - Jorge Luis Borges
    • As cartas do Pe. Antônio Veira
    • As Minhas Universidades, MÁXIMO GORKI
    • Assim foi temperado o aço - Nikolai Ostrovski
    • Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
    • Contos - Jack London
    • Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski
    • Desonra, de John Maxwell Coetzee
    • Desça Moisés ( WILLIAM FAULKNER)
    • Don Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes
    • Dona flor e seus dois maridos, de Jorge Amado
    • Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
    • Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago
    • Fausto - JOHANN WOLFGANG GOETHE
    • Ficções - Jorge Luis Borges
    • Guerra e Paz - LEON TOLSTOI
    • Incidente em Antares, de Érico Veríssimo
    • Memórias do Cárcere - Graciliano Ramos
    • O Alienista - Machado de Assis
    • O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Márquez
    • O Contrato de Casamento, de Honoré de Balzac
    • O Estrangeiro - Albert Camus
    • O homem revoltado - Albert Camus
    • O jogo da Amarelinha – Júlio Cortazar
    • O livro de Areia – Jorge Luis Borges
    • O mercador de Veneza, de William Shakespeare
    • O mito de Sísifo, de Albert Camus
    • O Nome da Rosa - Umberto Eco
    • O Processo - Franz Kafka
    • O Príncipe de Nicolau Maquiavel
    • O Senhor das Moscas, WILLIAM GOLDING
    • O Som e a Fúria (WILLIAM FAULKNER)
    • O ULTIMO LEITOR - PIGLIA, RICARDO
    • Oliver Twist, de Charles Dickens
    • Os Invencidos, WILLIAM FAULKNER
    • Os Miseravéis - Victor Hugo
    • Os Prêmios – Júlio Cortazar
    • OS TRABALHADORES DO MAR - Vitor Hugo
    • Por Quem os Sinos Dobram - ERNEST HEMINGWAY
    • São Bernardo - Graciliano Ramos
    • Vidas secas - Graciliano Ramos
    • VINHAS DA IRA, (JOHN STEINBECK)

    ZZ - Estudar Sempre/LITERATURA GUERRILHEIRA

    • A Guerra de Guerrilhas - Comandante Che Guevara
    • A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde - Omar Cabezas
    • Da guerrilha ao socialismo – a Revolução Cubana - Florestan Fernandes
    • EZLN – Passos de uma rebeldia - Emilio Gennari
    • Imagens da revolução – documentos políticos das organizações clandestinas de esquerda dos anos 1961-1971; Daniel Aarão Reis Filho e Jair Ferreira de Sá
    • O Diário do Che na Bolívia
    • PODER E CONTRAPODER NA AMÉRICA LATINA Autor: FLORESTAN FERNANDES
    • Rebelde – testemunho de um combatente - Fernando Vecino Alegret

    ZZ- Estudar Sempre /GEOGRAFIA EM MOVIMENTO

    • Abordagens e concepções de território - Marcos Aurélio Saquet
    • Campesinato e territórios em disputa - Eliane Tomiasi Paulino, João Edmilson Fabrini (organizadores)
    • Cidade e Campo - relações e contradições entre urbano e rural - Maria Encarnação Beltrão Sposito e Arthur Magon Whitacker (orgs)
    • Cidades Médias - produção do espaço urbano e regional - Eliseu Savério Sposito, M. Encarnação Beltrão Sposito, Oscar Sobarzo (orgs)
    • Cidades Médias: espaços em transição - Maria Encarnação Beltrão Spósito (org.)
    • Geografia Agrária - teoria e poder - Bernardo Mançano Fernandes, Marta Inez Medeiros Marques, Júlio César Suzuki (orgs.)
    • Geomorfologia - aplicações e metodologias - João Osvaldo Rodrigues Nunes e Paulo César Rocha
    • Indústria, ordenamento do território e transportes - a contribuição de André Fischer. Organizadores: Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Eliseu Savério Spósito
    • Questões territoriais na América Latina - Amalia Inés Geraiges de Lemos, Mónica Arroyo e María Laura Silveira