Costumo almoçar com meu amigo e colega Guilherme, uma pessoa de muitas prendas, a principal é o conhecimento em informática. Fuma como um desesperado e come na mesma desproporcionalidade. Fico "enchendo o saco" dele para cuidar da saúde. Quando digo para comer verduras e frutas, ele diz:
-Olha meu amigo! Quem come pasto é vaca e eu como a vaca.
Almoçamos sempre em um restaurante – Tithon, perto da empresa: a comida é boa e sempre nova. É o que parece! No trajeto da empresa ao restaurante, entre a fumaça do cigarro do meu amigo e discussões sobre informática, acontecem neste tempo e espaço outras ocorrências. Sabendo da minha disposição político-ideológica, e que gera muitas polêmicas, “pegou no meu pé”- argumentando que tenho um desvio ideológico muito grande. O de atravessar a rua na faixa de segurança e esperar a sinaleira fechar. Ele fala que sou um alienado e não subverto a ordem burguesa! Afirma; cumprir as leis de trânsito é coisa das elites. A direita elaborou as leis de trânsito, veja as placas nas estradas, confirmam isto: mantenha a direita. Uma propaganda subliminar da direita para se perpetuar no poder. Agora entendo porque as placas de sinalização, nas estradas, estão crivadas de balas.
Enquanto isto, ele atravessa o entroncamento com três semáforos, longe da faixa de segurança e com a sinaleira aberta, arriscando seus cento e quarenta quilos, formando uma circunferência delicada de diâmetro astronomicamente invejável, arriscando engraxar as rodas dos veículos desvairados da capital dos gaúchos e estragar o meu dia.
Tem sido divertido até o momento. Cada vez que ultrapassamos as barreiras entre homens e carros na Avenida Borges de Medeiros com a Rua Demétrio Ribeiro, brota da boca do triturador de bife à parmegiana, sempre a mesma crítica: que sou um tapado, submisso a ideologias totaliárias e capitalistas.
A conversa de meu amigo Guilherme, encerra-se assim:
- Eu sou a preferencial!!!!!
E penso! Realmente sou um alienado. Mergulhado no senso comum, condenado a nunca adquirir esclarecimento!
E ele grita! provocando:
-Abaixo as leis de trânsito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário