Com pesar, comunicamos o falecimento de Lygia Prestes, valorosa combatente comunista.
Lygia encerra aos 94 anos uma longa trajetória de luta ao lado do de nosso povo. Jovem, teve destacado papel, junto de sua mãe, Leocádia Prestes, nas campanhas internacionais pela libertação de Luiz Carlos Prestes e dos presos políticos da ditadura Vargas no Brasil nas décadas de 1930-1940 e - enfrentando a Gestapo, a polícia política do Estado alemão nazista - pela libertação de Olga Benario e de Anita, filha de Olga e Prestes, nascida em uma das prisões nazistas.
No início de 1938, conseguiram a libertação de Anita e uma vaga promessa da Gestapo de que pouco depois Olga seria libertada. Como sabemos, Olga foi enviada a um campo de concentração e assassinada pelos nazistas em abril de 1942.
Tanto no Brasil, como no exílio, no México e na União Soviética, teve ativa militância.
Nos últimos anos tivemos a honra e a satisfação de conhecê-la e com ela conviver. Somos testemunhas de sua firmeza de princípios, de sua perspicaz consciência política, de seu entusiasmo pela história da luta pela liberdade e pelo socialismo, da qual foi histórica artífice, e de seu vivo interesse pelas questões políticas candentes na luta contra o fascismo e de resistência à barbárie imperialista. Nós, do CeCAC, prestamos a ela nossa respeitosa homenagem. Lygia Prestes, presente!
Marco Antonio e Vick,
em nome de todos os companheiros do CeCAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário