PP- que governava o município há 18 anos, representação do ruralismo arcaico foi o grande derrotado das eleições, principalmente, depois da morte, em meio às eleições, do seu principal articular e ideólogo, José Rubens Pillar, O PP fez uma votação em torno de 12.000 votos, sua média anterior era de 16.500. Fez 3 vereadores.
PSDB/PDT/PPS/PSB – setor que representa o agronegócio nebuloso, apoiado pelo terceiro homem na hierarquia da RBS, Afonso Motta, provável candidato à deputado Federal, para formar a bancada da mídia privada no Congresso de 2010, fez 16.000 votos, um derrame de dinheiro. Fez 3 vereadores, 2 do PSDB e 1 do PDT.
PMDB/PT/DEM/PTB/PCdoB - venceu as eleições por 170 votos, fez em torno de 16500, representa o setor da elite urbana e classe média decadente, campanha com muito recurso, talvez sobras do mensalão, encarnou o espírito da mudança e conseguiu sensibilizar o eleitorado, cansado do projeto anterior. Elegeu 3 vereadores, 2 do PMDB e 1 do PT.
PSOL- Fez 1.300 votos, uma campanha egocêntrica de seu candidato, não provocou um debate de classe, e sim, propositivo, de um denuncismo radicalóide, vazio, não possibilitou a formação da frente com o PCB por ter uma postura mandonista, de ingerência sobre o nosso partido, afastando qualquer possibilidade de um entendimento, mínimo que fosse.
O PCB, limitou-se a um trabalho pedagógico de análise crítica do processo eleitoral, com distribuição de uma carta à sociedade, fazendo alusão à composição de classe das coligações (nosso panfleto foi bem aceito no meio dos estudantes e intelectuais), indicando um voto crítico no PSOL. Não atingimos o conjunto dos explorados, possuímos ainda uma organização bastante limitada no município, com poucos militantes e quase nenhuma estrutura financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário