Em vez de se dedicar aos incêndios que devastam a Califórnia, Bush preferiu discursar contra Cuba. Afirmou que os EUA não reconhecem o governo de Raúl Castro e defendeu a criação de um fundo internacional multimilionário para "agilizar a transição democrática em Cuba".
Isso, por parte de um presidente que não foi eleito por seu povo e que, por dois mandatos consecutivos, assumiu o poder tendo recebido menos votos que seu opositor. Em Cuba, onde o exercício do voto não é obrigatório, mais de 95% dos eleitores em 37.749 pontos de votação, fiscalizados por estudantes, acabaram de dar seu veredito nas últimas eleições.
*O prejuízo econômico direto causado ao povo cubano pelo Bloqueio ultrapassa US$ 82 bilhões, mas, s*egundo Bush, o Bloqueio já não afeta Cuba, e as autoridades cubanas o utilizam como pretexto. Humildemente perguntamos, então: Sr. Bush, se isso é verdade, por que os EUA não extinguem o Bloqueio? Vamos lá, levante o Bloqueio apenas alguns meses, e prove que o Sr. está certo!
*O **Plano Bush* espera que alguns cubanos promovam um levante interno contra o Estado, para imediatamente apoiar tal levante e intervir diretamente para o estabelecimento da "democracia". *Já nomeou Caleb McCarry como "Coordenador para a Transição em *Cuba"*. Mas *Cuba reivindica sua Revolução como forma de defesa, e a povo a apóia e defende.
Uma Revolução que, além de satisfazer as necessidades essenciais de todos os cubanos, é solidária aos outros povos: Milhões de pessoas recebem o internacionalismo cubano em seus países. Além disso, milhares de jovens estudam em Cuba, que também oferece assistência médica desde as vítimas de Chernobil aos beneficiados pela Operação *Milagro*.
Bush pede que "se libertem todos os presos políticos da Ilha". Isso, quando no Iraque já morreram 600 mil civis, e 4000 soldados gringos. Isso, por parte do país que treinou torturadores na Escola das Américas e interveio direta ou indiretamente em quase todos os países do mundo. Os EUA mantêm bases militares por todo o planeta, inclusive em Guantânamo, lideram o genocídio contra o povo e a guerrilha na Colômbia e a invasão ao Haiti. Com o fracasso da ALCA, submetem nossos povos aos TLCs e propõem encarecer ainda mais a comida que falta em nossas mesas com o plantio extensivo para a produção de etanol. Consomem 28% de todo o petróleo do mundo, e não se preocupam com a extinção da espécie.
O governo Bush, ou qualquer outro governo estadunidense, não pode abandonar sua obsessão por Cuba, pois Cuba representa a alternativa à insaciável exploração imperialista. Devido ao seu próprio modelo econômico e social, os EUA não podem deixar de explorar os povos do mundo, não podem deixar de prender, assassinar e torturar os homens e mulheres que se levantam nesse globo escravizado. Cuba é o exemplo de que podemos dizer Não, de que podemos ousar lutar, ousar vencer!
Não importa quantas ameaças Bush faça ao socialismo em Cuba, dizendo que seu dia está chegando. Sim, Sr. Bush, é verdade: está chegando o dia. Está chegando o dia em que todos nos levantaremos juntos, e seguiremos o exemplo de Cuba.
*PELO FIM DO BLOQUEIO CRIMINOSO A CUBA!*
*PELA PRISÃO DE POSADA CARRILES!*
*PELA LIBERTAÇÃO DOS 5 HERÓIS!*
Fundada em 20 de Dezembro de 1993
Nenhum comentário:
Postar um comentário