• UM tribunal federal de apelações ratificou na quarta-feira, 4 de junho, as condenações dos Cinco antiterroristas cubanos, presos em cárceres dos Estados Unidos desde 1998, mas anulou acusações de três deles que deverão ser sentenciados novamente em Miami, o único lugar onde jamais deviam ter sido julgados.
Os três juízes do Onzeno Circuito de Apelações de Atlanta, Geórgia, anunciou um veredicto de 99 páginas, o qual retornou ao mesmo tribunal de Miami os casos de Ramón Labañino (prisão perpétua mais 18 anos), Fernando González (19 anos) e Antonio Guerrero (prisão perpétua mais 10 anos). No entanto, as sentenças de René González (15 anos) e Gerardo Hernández (duas prisões perpétuas mais 15 anos) permaneceram firmes.
Também será a mesma juíza, Joan Lenard, que deverá convocar uma audiência especial para emitir o próximo veredicto. Lenard manifestou no arranjado processo sua má conduta e determinou em 2001 condenações descomunais.
A Corte de Atlanta decidiu que "careciam de mérito" os argumentos apresentados contra a declaração de culpabilidade dos Cinco.
É curioso que toda esta manobra seja feita no momento em que estão procurando um meio legal para indultar o terrorista internacional Luis Posada Carriles.
Além disso, o fato de um juiz mandar rever a causa dos Cinco a Miami é outro dos muitos absurdos deste caso. (SE) •
- MIAMI 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário