HAVANA, Cuba, 07 de maio (ACN) O renomado trovador cubano Silvio Rodríguez se apresentará pela primeira vez no Carnegie Hall de Nova Iorque, uma das mais importantes salas de concertos dos Estados Unidos, no próximo dia 04 de junho.
Rodríguez, que é fundador do Movimento da Nova Trova junto com Pablo Milanês e Noel Nicola, fora declarado persona non grata naquele país durante a administração do presidente George W. Bush (2001-2009), que interrompeu o intercâmbio cultural entre as duas nações.
Silvio foi proibido de viajar aos E.U. em maio de 2009 para um show em homenagem ao 90º aniversário do emblemático cantor Pete Seeger no Madison Square Garden. Naquela ocasião o governo de lá lhe negou o visto.
Silvio, também vai cantar
Em uma entrevista ao jornal espanhol
A primeira visita foi no verão de 1978, convidado pelas Brigadas Antonio Maceo e Venceremos, quando ofereceu um concerto no Minskof Broadway Theater e outro de jazz, no Village Gate's club.
Naqueles dias, de acordo com o artista, ele compôs duas músicas
Nessa ocasião, os dois artistas cubanos também deram um show na Brooklyn Academy of Music, ao que chegaram com duas horas de atraso devido a uma nevasca. Mas ainda assim o entusiasmo não decresceu, segundo suas próprias palavras.
Em 1997, ele viajou ao Porto Rico para um show em um estádio com Roy Brown, oportunidade, ressaltou, em que os E.U. lhe deram o visto no dia exato do ensaio e apresentação, tendo que deixar o país no dia seguinte.
Os americanos perderam muito com a ausencia do grande trovador cubano. Não devemos misturar cultura com politica.
ResponderExcluir