Por Runildo Pinto
Leiam com atenção e investiguem o que o jornalista Juremir Machado da Silva escreveu sobre a visita dele a Cuba! Coloca uma visão catastrófica da ilha. Visitou a casa de contrarrevolucionários e não entendeu que em Cuba as pessoas se formam para ser e não para ter, mas querem mais, porque necessitam mais, pois conquistaram o direito à vida e à dignidade. Agora, querem mais qualidade de vida. O jornalista usou de argumentos ultrapassados, não reconheceu que apenas em 2009 a ilha recuperou o PIB que tinha antes da queda da URSS, fez vista grossa para a recuperação dos prédios da Havana velha, não experimentou andar de ônibus, conviver com o povo. A passagem que aqui custa U$1 e tanto, lá custa U$0,05 de U$1. Não diz que há propocionalidade do que se ganha, por exemplo um salário de U$20: a pessoa gasta com a prestação da moradia 10% da renda e 85% das famílias são donas de suas casas e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em proprietário dela. O povo tem saúde, educação gratuitos. Tem acesso ao pleno emprego, não há analfabetismo em Cuba. O Sr. jornalista não escreveu uma linha sequer sobre as reformas que ocorrem naquele país. É comum, as pessoas irem a Cuba fazer turismo e, andam por tudo, entram em todo o lugar, vão onde bem entendem e aproveitam tudo o que podem e voltam para o BRasil falando mal da ilha. O fato fundamental a se entender é a questão ideológica e isto desmascara o Juremir que põe banca de jornalista critico e imparcial. Tem gente que o leva a sério, mas, para mim ele engana muito bem!
Prestem atenção como ele postou o artigo logo após sua chegada da ilha caribenha no dia 05 novembro de 2012:
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=3418
Mais uma fonte de desmascaramento destes argumentos:
Mesmo assim os problemas que ele levantou existe, não dessa forma generalizada, mas são os mesmos de boa parte das regiões pobres de países desenvolvidos.
ResponderExcluirNo entanto, pra mim, isso está relacionado, entre outros, com as reformas pro-mercado que está acontecendo em Cuba. Pode que ao longo do tempo vão atualizar um modo social como os cubanos defendem, mas ao curto prazo estão trazendo contradições naturais do capitalismo para a ilha.
No mais o texto é uma defesa ideológica das desiguldades sociais que existe no capitalismo e do livre mercado. Anti-comunismo e visão superfecial da realidade cubana também faz parte da análise do jornalista.
Sturt Silva
Blog Solidários
Continuo lendo tudo o que escreve Juremir Machado da Silva, um esforçado pesquisador e excelente escritor, inclusive suas ótimas traduções, sigo admirando-o por ser um dos poucos jornalistas que tem coragem de fazer contraponto ao que pauta a mídia amestrada PIG, mas confesso minha desilusão pelo ataque gratuito e despropositado contra Cuba, onde foi recebido com carinhosa hospitalidade, exatamente no momento em que o probo governo de Raul Castro assume novas nuances para o socialismo liberal em construção que descarrega as pequenas e microempresas e somente deixa as médias e grandes, ainda, sob controle estatal. Falei com ele outro dia, quando disse-lhe o que agora escrevo, e recebi uma resposta que me pareceu irritada com minha contrariedade. Há outro tipo de linguiça no meio dessa banha... Devemos lhe dar um grande desconto e muita tolerância, pois é fato sabido e notório que não existe liberdade de opinião para os jornalistas que trabalham na nossa imprensa, apenas liberdade de empresa de comunicação...
ResponderExcluirUé, esse paraiso está ao seu alcance e por quase nada. Compra uma passagem só de ida a esse incrível lugar na Terra, junta uns USD 5.000, que equivale a 20 anos de salário e te muda pra lá.
ResponderExcluirEm 2006 estive em Cuba. Na geladeira velha da família do médico que visitamos havia uma jarra de água, 5 ovos e um pedaço de galinha. Se acham Cuba uma maravilha por que fogem de lá?
ExcluirAgora que o Noel Obama abriu as portas vai ter Hot Dog e Coca Cola lá tambem. Antes quando era o Lula e a Dilma era crime. Agora vão labem a sola das botas do tio sam porque os cubanos já devem ter vacinas prontas.
ExcluirAgora que o Noel Obama abriu as portas vai ter Hot Dog e Coca Cola lá tambem. Antes quando era o Lula e a Dilma era crime. Agora vão labem a sola das botas do tio sam porque os cubanos já devem ter vacinas prontas.
ExcluirPorque tem tanto americano e europeu aqui. Porque lá estava ruim e vieram estragar aqui também?
ExcluirPorque tem tanto americano e europeu aqui. Porque lá estava ruim e vieram estragar aqui também?
ExcluirUpalalá. Descobrimos que em Cuba a única alimentação é ovo e água. Esse médico que mostrou a geladeira é o mesmo daquela reportagem da Globo? No mínimo ele é contra o governo de Cuba, ou seja, um coxinha de "pollo" da ilha. Pensam que somos otários?
ResponderExcluirUpalalá. Descobrimos que em Cuba a única alimentação é ovo e água. Esse médico que mostrou a geladeira é o mesmo daquela reportagem da Globo? No mínimo ele é contra o governo de Cuba, ou seja, um coxinha de "pollo" da ilha. Pensam que somos otários?
ResponderExcluirquando vc diz que a passagem de onibus em Cuba custa 5 centavos de dolar (U$0,05) ....
ResponderExcluirDai ja dá pra parar de ler.
Qual empresa de onibus no mundo tera condicoes de sobreviver e ter o minimo de lucro com uma politica dessas?
Utopia de alienado.... todo socialista é BURRO.
sai do caminho, ignorante! o bom julgador julga os outros por si mesmo, e vc. só consegue ver e falar sobre sua própria imagem, seja, de burro e alienado!
Excluir