Fonte: Comissão de Comunicação da Ocupação da reitoria da UFCSPA
70 estudantes de Medicina ocuparam hoje (6), desde as 16h, a Reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a antiga Fundação. A principal reivindicação é um novo espaço para o centro acadêmico, demolido pela direção da Reitoria para a construção de um prédio no início deste ano. Os estudantes estão mobilizando um um ato na parte externa da UFCSPA que será realizado amanhã, pela manhã.
Os estudantes participam do XV Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e saíram em caminhada para a UFCSPA, na Rua Sarmento Leite, ao lado do Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre.
O grupo está alojado o quinto andar do prédio principal da faculdade de forma pacífica, de acordo com o estudante de Medicina Rodrigo Ferrari Zeni, 20 anos, conselheiro consultivo e ex-presidente do Centro Acadêmico XXII de Março. "Tínhamos um espaço de 100 metros quadrados no prédio antigo, demolido no início deste ano. Agora, a sala provisória tem dois metros quadrados. Queremos um local adequado para nossas atividades", afirma.
Alunos de outras instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que participam do EREM na Capital, participam da ocupação. O grupo foi ouvido pelo vice-reitor da UFCSPA, Cláudio Augusto Marroni, que explicou aos estudantes que a Reitoria não tomará nenhuma medida imediata.
A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) apoia e está presente na ocupação. "Apoiamos o C.A. XXII de Março na ocupação da Reitoria e na sua luta pelo direito de livre associação política que foi arbitrariamente retirado a partir do momento que demoliram a antiga sede. Os Centros Acadêmicos e o Movimento Estudantil sempre cumpriram um importante papel na luta pela democracia na sociedade brasileira e é isso que nós, da DENEM, reivindicamos neste momento", diz Babington Rodrigo Silva, coordenador regional Sul/1 da executiva.
Mais informações, pelo telefone (51) 8442 4055.
Nenhum comentário:
Postar um comentário