Bolívar lanzó una estrella que junto a Martí brilló,
Fidel la dignificó para andar por estas tierras.
( Canción Por La Unidad Latinoamericana - Pablo Milanés)
Fidel la dignificó para andar por estas tierras.
( Canción Por La Unidad Latinoamericana - Pablo Milanés)
Ao homenagear o Comandante, no dia de seu aniversário, afirmo com toda a clareza que este ser humano que se construiu na educação revolucionária, naquela que já se encontra situada histórica e socialmente, nos referencia com seu legado de desprendimento, de sacrifício pessoal como exemplo de integridade ética e moral.
A argúcia do indivíduo que encarnou o sonho da libertação, um militante da história. Fidel Castro é um personagem do tempo, de um espaço vigente, um homem como qualquer outro, que não se difere dos demais, mas na essência um homem que suporta o sacrifício da calúnia, do rótulo depreciativo e das tentativas de assassinato, um homem que não teme o perigo-nem por negligência, nem por aventura vã, mas porque sabe: quem não se expõe ao perigo não pode enfrentar os algozes do povo, "..porque numa revolução ou se triunfa ou se morre." Mas a mente ansiosa, raivosa de seu pretenso carrasco, ignora que as idéias não se matam, que um progressista se forja um revolucionário nos acontecimentos históricos descortinadores e é julgado por ela e não por relações e interesses individuais mesquinhos e monetários.
Personagens autenticamente reconhecidos pelo povo, não são personagens construídos pelo poder dos exploradores, alheios, mas com o povo e como parte dele constrói um novo poder, um poder que fala com alteridade, que ouve e pratica com coerência os anseios como condição desse povo, que extraordinariamente se levanta, no momento, a que nada é comparável à sua consciência coletiva e contraria a tirania, seja qual for, resgata o sujeito coletivo da história com pleno ajuste de suas lideranças, forjadas na unidade questionadora do processo de rebeldia social.
Comandante, temos orgulho de sua trajetória, dessa vida que compartilhada com as pessoas, nunca enclausurada no egoísmo, e nos brinda com alegria, todos os dias, em suas reflexões. Pois tens bem viva a chama revolucionária, do revolucionário presente no seu tempo. Esse tempo que é toda a vida de lucidez, compromisso, lealdade e amor incondicional pela humanidade. A cada batalha, a cada arma, as idéias plantam um rebeldia contra a injustiça no mundo e não morrem.
Te abraço com todo o fervor revolucionário
Runildo Pinto
Desde Sierrra Maestra - 13 de agosto de 2008 - Cuba Socialista
Tua vida é feita da verdadeira Felicidade Comandante Fidel Castro!
"Juramos Vencer! Pátria ou Morte! Até a vitória!"
Postado em http://bloquezonalivre.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário